PM entra em confronto com ‘espadeiros’ mas não impede tradição

A ‘guerra de espadas’ aconteceu mesmo após intervenção dos agentes, sob recomendação do MP-BA que pediu suspensão do evento na rua Costa Pinto.

Foto: Juliana Viana/TV São Francisco

A Polícia Militar entrou em confronto com ‘espadeiros’ em Senhor do Bonfim, na noite deste sábado (23), na rua Costa Pinto. A confusão começou após os agentes tentarem intervir em um evento, que havia sido suspenso após recomendação do Ministério Público Estadual (MP-BA). 

A “guerra de espadas”, tradicional em muitos municípios da Bahia, é praticada em Senhor do Bonfim há mais de 70 anos. O campo de batalha, palco do confronto, fica na rua Costa Pinto. Os PM’s tentaram impedir que os ‘espadeiros’ acendessem as espadas nas fogueiras, dando início à confusão.

O Corpo do Bombeiros já havia tentado apagar a fogueira no local, mas foi impedido pelos ‘espadeiros’, que usam gritos de resistência, segundo o G1.

Para dispersar a população, agentes da PM usaram spray de pimenta e fizeram disparos com bala de borracha. No entanto, não conseguiram e deixaram o local. A guerra da espada continuou.

Um homem chegou a passar mal com a confusão. A Polícia Militar não tem registro de feridos.

 

Fonte: G1
JIU JITSU FERNANDO MEIRA