MAIS DESENVOLVIMENTO

Nova pesquisa eleitoral mostra Trump à frente de Biden em cinco Estados chave nos EUA

Uma nova pesquisa eleitoral, divulgada pelo jornal New York Times, no último domingo (5), mostra um favoritismo do ex-presidente Donald Trump frente ao atual mandatário americano, Joe Biden, em cinco estados decisivos nos EUA.

As eleições americanas acontecem em novembro do próximo ano.

De acordo com os resultados do levantamento, o democrata perdeu para Trump, seu provável rival republicano nas urnas, de quatro a 10 pontos percentuais no Arizona, Geórgia, Michigan, Nevada e Pensilvânia.

Segundo a pesquisa, que foi organizada pelo próprio jornal em parceria com o Siena College, Biden está à frente do ex-presidente apenas em Wisconsin, por dois pontos percentuais.

Os eleitores consultados nos Estados chave afirmaram que discordam das políticas apresentadas pela gestão de Biden, que não os favoreceram nos últimos anos.

Outra questão criticada na pesquisa é a idade do democrata, que completa 81 anos no final deste mês e é considerado o presidente mais velho da história americana.

Uma maioria significativa de 71% dos entrevistados disse que ele era “demasiado velho” para ser um presidente eficaz., incluindo 54% de seus apoiadores.

Enquanto isso, apenas 19% dos apoiadores de Trump consideraram a idade um fator de preocupação. O republicano tem 77 anos.
Os mais jovens, com menos de 30 anos, deram vantagem ao atual mandatário por apenas um ponto percentual e o favoritismo do democrata entre hispânicos caiu para um dígito.

Nas áreas urbanas, Biden conquistou apenas metade da intenção de voto em comparação ao que Trump conseguiu nas regiões rurais dos EUA.

De acordo com o NYT, eleitores negros, antes vistos como uma ala forte para os democratas, registraram agora 22% de apoio a Trump nos Estados consultados, um número não observado em eleições presidenciais para um republicano nos anos
recentes.

Somando tudo isso, Trump lidera por 10 pontos em Nevada, seis na Geórgia, cinco no Arizona, cinco em Michigan e quatro na Pensilvânia.

Na questão econômica, 59% dos eleitores disseram que confiam mais em Trump do que em Biden para gerir o país.

O favoritismo do ex-presidente na pesquisa abrangeu homens e mulheres, pessoas com e sem diploma universitário, de todas as faixas etárias e níveis de rendimento.

Eleitores com menos de 30 anos disseram que confiavam mais em Trump na economia por uma margem de 28 pontos percentuais, após anos de inflação e altas taxas de juros no país.

Veja também