A notícia da chegada da BYD Auto — fabricante de automóveis, caminhões e ônibus sediada em Xian, na China —, ao município de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, será o primeiro estado em todas as Américas a receber uma fábrica de carros elétricos da renomada montadora chinesa, a Bahia.
O investimento de R$ 3 bilhões da empresa gerará cinco mil empregos, diretos e indiretos, e trará inovação e tecnologia de ponta para a região, além de proporcionar o avanço da sustentabilidade e da matriz energética limpa na Bahia, conforme anunciou o Governo do Estado. Com isso, a economia baiana e a cadeia produtiva local serão impulsionadas, como reforçou a direção da empresa automotiva chinesa.
Inclusa na lista das líderes do mercado internacional — em produção de veículos e tecnologias à base de energia verde —, a BYD — Build Your Dreams, que significa “construa seus sonhos”, abrirá um polo de produção de veículos elétricos na Bahia com três tipos de fábricas:
- para produção de veículos de passeio híbridos ou totalmente elétricos;
- para chassis de caminhões elétricos e componentes de ônibus;
- para processamento dos minérios fosfato e lítio usados em baterias.
Provavelmente, a indústria terá como endereço o antigo complexo da Ford, em Camaçari, desativada em 2020, após a pressão pandêmica, as justificativas principais citadas pela multinacional à época, foi “Continuidade do ambiente econômico desfavorável” e “pressão adicional causada pela pandemia”.
Confira abaixo uma pequena lista de carros elétricos mais baratos do Brasil:
- Jac E-JS1 — R$ 139.900
- Caoa Chery iCar — R$ 139.990
- BYD Dolphin — R$ 149.800
- Renault Kwid e-Tech — R$ 149.990
- Fiat 500e — R$ 224.900
- Peugeot e-208 — R$ 237.990
- Renault Zoe — R$ 239.900
- Jac E-JS4 — R$ 242.900
- Jac E-J7 — R$ 252.900
- Mini Cooper S E — R$ 257.990