Merendeiras dos colégios estaduais de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, participaram de curso de capacitação da rede de ensino, nessa quarta-feira (24). A formação, promovida pela Secretaria da Educação do estado, tem o objetivo de aprimorar os conhecimentos e habilidades das merendeiras escolares, para que desenvolvam suas atividades diárias de maneira segura. A iniciativa já envolveu merendeiras das cidades de Lauro de Freitas e Candeias, e será extensiva a outros municípios da Região Metropolitana de Salvador, como Simões Filho, Ilha de Itaparica e Vera Cruz, em fevereiro. Em Salvador, 506 profissionais já estão inscritas e o curso irá acontecer, também, no próximo mês.
Durante todo o dia, as merendeiras de Camaçari que participaram do curso foram orientadas em diversos conteúdos, por meio de palestras e rodas de conversas. Temas como noções de microbiologia; saúde do trabalhador; manipulação dos alimentos; higienização pessoal do local e dos alimentos; estocagem; e combate a pragas e vetores urbanos foram abordados pela nutricionista e responsável técnica, Maria Isabel Cartaxo. “Ao capacitá-las, melhoramos a execução e a segurança das suas atribuições profissionais de manuseio dos alimentos, no ambiente de trabalho. O curso visa, sobretudo, valorizar as merendeiras da rede estadual”, destacou Maria Isabel.
Com as competências de organizar desde a cozinha até os cuidados com os insumos usados na confecção dos alimentos, as merendeiras zelam pela limpeza e organização do ambiente; recebem os alimentos e demais materiais destinados à alimentação escolar; controlam os estoques de produtos utilizados na alimentação escolar; armazenam alimentos de forma a conservá-los em perfeito estado de consumo; preparam as refeições destinadas ao aluno durante o período em que permanecer na escola, de acordo com o cardápio do dia; distribuem as refeições no horário indicado pela direção da escola; organizam o material nas dependências da cozinha; e cuidam da manutenção do material e do local.