Merendeiras escolares participam de curso de capacitação

Merendeiras dos colégios estaduais de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, participaram de curso de ca­pa­ci­tação da rede de ensino, nessa quarta-feira (24). A formação, promovida pela Secretaria da Educação do estado, tem o ob­je­tivo de apri­morar os co­nhe­ci­mentos e ha­bi­li­dades das merendeiras escolares, para que desenvolvam suas atividades diárias de maneira segura. A iniciativa já en­volveu me­ren­deiras das ci­dades de Lauro de Freitas e Can­deias,  e será ex­ten­siva a ou­tros mu­ni­cí­pios da Re­gião Me­tro­po­li­tana de Sal­vador, como Simões Filho, Ilha de Itaparica e Vera Cruz, em fevereiro. Em Salvador, 506 profissionais já estão inscritas e o curso irá acontecer, também, no próximo mês.

Durante todo o dia, as merendeiras de Camaçari que participaram do curso foram orientadas em diversos conteúdos, por meio de palestras e rodas de conversas. Temas como no­ções de microbi­o­logia; saúde do tra­ba­lhador; ma­ni­pu­lação dos alimentos; higienização pessoal do local e dos ali­mentos; es­to­cagem; e combate a pragas e vetores urbanos foram abordados pela nu­tri­ci­o­nista e res­pon­sável téc­nica, Maria Isabel Car­taxo. “Ao capacitá-las, melhoramos a exe­cução e a segurança das suas atri­bui­ções pro­fis­si­o­nais de manuseio dos alimentos, no am­bi­ente de tra­balho. O curso visa, sobretudo, valorizar as merendeiras da rede estadual”, destacou Maria Isabel.

Com as competências de organizar desde a cozinha até os cuidados com os insumos usados na confecção dos alimentos, as merendeiras zelam pela limpeza e organização do ambiente; recebem os alimentos e demais materiais destinados à alimentação escolar; controlam os estoques de produtos utilizados na alimentação escolar; armazenam alimentos de forma a conservá-los em perfeito estado de consumo; preparam as refeições destinadas ao aluno durante o período em que permanecer na escola, de acordo com o cardápio do dia; distribuem as refeições no horário indicado pela direção da escola; organizam o material nas dependências da cozinha; e cuidam da manutenção do material e do local.

JIU JITSU FERNANDO MEIRA