NOVA BAHIA 2024

Mercedes-Benz prevê investir R$ 200mi em operação de locação de caminhões e ônibus no Brasil

Mercedes Benz entra no mercado de aluguel de caminhões no Brasil – Daniel Bockwoldt/AFP

A Mercedes-Benz lança nesta terça-feira, 6, a Mercedes-Benz Locações Caminhões e Ônibus. O investimento na nova operação deve somar R$ 200 milhões até 2024, incluindo a compra de caminhões e equipamentos. “Há espaço para bastante crescimento no segmento de locação”, afirma Hilke Janssen, presidente e CEO do Banco Mercedes-Benz e da Daimler Truck Locações e Serviços. A executiva destaca que atualmente apenas 2% da frota de caminhões e ônibus no País é de locação.

A empresa espera um crescimento da locação de caminhões e ônibus impulsionado pelas mudanças tecnológicas do setor. “Estamos em um momento de muitas transformações e comprar um caminhão é assumir um risco diante dos incentivos governamentais a novas tecnologias ou mesmo regras obrigando a adotar essas mudanças”, explica Janssen. “Temos hoje em andamento a substituição de motores a diesel por eletrificados, mais na frente teremos os motores a hidrogênio, os veículos autônomos”, exemplifica.

A aposta da Mercedes-Benz é começar ofertando o serviço de locação ao portfólio de clientes que já financiam caminhões com a empresa. “Não imaginamos que um cliente que financia a frota vai migrar 100% para locação, mas que a locação entre no mix”, diz Janssen. Ela avalia que, para manter um mesmo orçamento, mas investindo em novas tecnologias (costumam ser mais caras), os clientes podem financiar parte do valor e alugar o restante.

Atualmente, a Mercedes-Benz não tem lojas próprias de locação. “Hoje temos negociadores que além de venderem os caminhões da Mercedes-Benz vão também oferecer a possibilidade de locação”, explica Janssen.

A operação de locação vai trabalhar apenas com veículos da Mercedes-Benz, começando com a locação de caminhões e depois expandindo para ônibus. “Vamos começar de maneira conservadora, entendendo o mercado e a necessidade dos clientes, mas apostando num crescimento constante com diversificação dos serviços e frota”, afirma Janssen. Com o amadurecimento da operação, a Mercedes-Benz espera transformar o negócio num modelo one-stop, em que um cliente consiga financiar, alugar e fazer o seguro da frota em um único local.

SIEL GUINCHOS

Veja também

GOVERNO DA BAHIA