Destaque para chips e setor de entregas

Créditos: Ricardo Stuckert / PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve anunciar nesta segunda-feira (12), em Pequim, um pacote robusto de investimentos chineses no Brasil, com foco em tecnologia, logística, alimentação e energia. A informação é do jornal Folha de S.Paulo. O anúncio será feito durante um seminário empresarial organizado pela ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), e deve marcar uma nova etapa na relação bilateral entre os dois países.
Entre os destaques da lista está a fabricante de semicondutores Longsys, que planeja instalar unidades em São Paulo e Manaus. Também figura a Meituan, gigante do setor de entregas, que levará ao Brasil seu braço internacional Keeta, e a rede de chás, sucos e sorvetes Mixue, considerada hoje a maior cadeia de fast food do mundo — ultrapassando o McDonald’s em número de lojas. A expansão da Mixue no Brasil é avaliada em R$ 3,2 bilhões.
Outros aportes significativos incluem o grupo Envision, com investimento de R$ 5 bilhões em combustível sustentável de aviação (SAF); a Baiyin Nonferrous, com a aquisição de uma mina de cobre em Alagoas; e o aplicativo de transporte DiDi (dono da 99), com foco na eletrificação de sua frota no Brasil. Além disso, três companhias chinesas firmaram parceria com a Nortec Química para produção de insumos farmacêuticos ativos (IFAs).