Estudantes da rede municipal e estadual de ensino de Ipiaú estão sem transporte escolar. A denúncia foi feita ao GIRO por pais de alunos residentes na cidade e na zona rural do município. O caso mais grave é da rede estadual, que desde o inicio das aulas, no dia 6 de fevereiro, não dispõe de transportes para os alunos. “Já as aulas da rede municipal tiveram início na semana passada, mas até essa terça-feira (07), os estudantes ainda não eram amparados pelos veículos contratados pelo governo do município.
Uma moradora da Fazenda do Povo informou que seus filhos estão sem estudar por conta do impasse. “As aulas do estado tiveram início desde o mês de fevereiro e todos os alunos aqui na Fazenda do Povo, no Bom Sem Farinha, Guloso, Tingui, Braço Pequeno e Água Vermelha estão sem ir à escola”, comentou.
O GIRO manteve contato com a secretária de educação do município, Conça Amaral. Ela informou à nossa reportagem que a falta de transporte é atribuída a necessidade do processo licitatório para alugueis e consertos de veículos. “A gente está em processo de licitação ainda, é um processo que demora, tivemos que fazer uma licitação emergencial para atender algumas demandas mais urgentes, inclusive o transporte interno e da zona rural. Tudo isso necessita de licitação, mas a gente está providenciando isso, para atender as necessidades dos alunos o mais rápido possível”, disse a secretária. Ela ainda comentou que acredita que ainda essa semana o transporte escolar deve atender os estudantes que moram nos bairros ACM e Irmã Dulce.
Em relação aos alunos da rede estadual a Conça comentou: “A gente tem essa parceria para atender esses alunos da rede estadual, eles também têm ligado cobrando, mas é como estou falando, tudo depende do processo de licitação. Na verdade, a secretaria tem carros, mas estão todos quebrados e precisam ser consertados. A demanda é muito grande, mas estamos providenciando isso”, disse. Ainda segundo a secretária as licitações devem ocorrer ainda essa semana.
Uma das mães dos alunos prejudicados pela falta de transporte, comentou a explicação da secretária. “Eles (governo) não sabiam disso, que era preciso a licitação e por que demoraram tanto, eu chamo isso de falta de planejamento”, comentou a moradora do bairro Santa Rita. (Giro Ipiaú)