NOVA BAHIA 2024

Instituto oferece cursos gratuitos para geração de empregos no mercado digital

Trilhas de aprendizado oferecem certificação para áreas como: garantia de qualidade, gestão de projetos, UX e liderança, disponíveis em português, espanhol e inglês

Foto: Divulgação/Instituto Joga Junto

Em razão do crescimento da demanda de profissionais para atuar no mercado digital e do contexto da pandemia da Covid-19, com o avanço do trabalho remoto, o Instituto Joga Junto, criado em novembro de 2020, promove a inclusão de pessoas diversas no mercado de trabalho em toda América Latina. As atividades acontecem por meio de trilhas de aprendizado que vão além do profissional e trabalham também o desenvolvimento pessoal e empoderamento de cada um dos acelerados.

Um levantamento realizado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) apontou que apesar da recuperação nos níveis de emprego em 2022 na América Latina e no Caribe, com uma taxa de desocupação de 7,9%, os mercados de trabalho destas regiões possuem um futuro incerto e complexo. A instituição prevê, além do aumento da desocupação, o crescimento também da informalidade e do número de trabalhadores pobres.

Entretanto, na contramão do desemprego, não param de surgir novas vagas nas áreas tecnológicas, setor que já vinha com um bom crescimento, mas disparou a partir de 2020, com o aumento dos trabalhos remotos em virtude de um longo período de confinamento. Apenas no Brasil, por exemplo, a demanda por profissionais das áreas de tecnologia cresce diariamente, mas falta mão de obra qualificada para ocupar esses postos de trabalho.

“As pessoas, principalmente aquelas em situação de vulnerabilidade, possuem uma urgência em ingressar no mercado de trabalho, porém, a falta de oportunidade para se qualificarem é um fator impeditivo de acesso ao mercado mais pungente: o mercado tech. Nosso objetivo é fornecer as ferramentas de conhecimentos necessárias capazes de fortalecer e desenvolver essas pessoas para atuarem nesse mercado. O segmento da tecnologia está aberto para todos e ávido por mais profissionais”, pontua Andrea Lua, vice-presidente e diretora executiva do IJJ.

Inscrições e atuação

O IJJ atua em parceria com as organizações territoriais PAC projeto amigos da comunidade, Caritas Santa Suzana e Manas Digitais para disponibilizar computadores e wi-fi para os interessados no curso. As inscrições são realizadas pela própria ONG parceira ou por meio das redes sociais do Instituto (Instagram, Facebook e LinkedIn). Os cursos são disponibilizados em português, espanhol e inglês, o que permite o acesso de pessoas em vulnerabilidade social em toda a América Latina.

Ao finalizar os cursos, os acelerados recebem certificados para atuar como profissionais nas áreas escolhidas. Entre 2021 e 2022, mais de 99 pessoas já conseguiram um emprego por meio do Instituto. O IJJ também conta com uma rede de patrocinadores formada pela Mutant, Clash, Myra, Intervalor.

Metodologia

A partir da metodologia desenvolvida pelo Joga Junto, o aluno assume o protagonismo no aprendizado por meio de sala de aula invertida, participa de aulas síncronas com o facilitador que desempenha o papel de estimular as discussões e desenvolver o raciocínio crítico e interage com personagens virtuais.

Chamada de TRIP (Tecnologia, Representatividade, Inclusão e Performance), esta metodologia possui três etapas de aprendizagem, independentes, mas correlatas entre si, todas elas com certificados.

A primeira etapa é a Trip Escola, 100% no modelo online que disponibiliza conteúdos de tecnologia e inovação, desenvolvimento humano, liderança e empreendedorismo com o objetivo de oferecer conteúdos completos para o desenvolvimento de profissionais High Tech. Todos os conteúdos estão disponíveis nas três línguas português, espanhol e inglês e possuem acessibilidade.

A Trip Imersão aparece como a segunda fase da metodologia e oferece aos acelerados uma experiência prática dentro de uma empresa parceira em um contexto real de trabalho na área da trilha cursada, a fim de que os alunos possam vivenciar o cotidiano dos profissionais de tech.

Já a terceira etapa, Trip Mentoria, é voltada para aqueles estudantes que já foram empregados e tem o objetivo de apoiar no desenvolvimento de pilares de comunicação, cooperação, iniciativa e inovação para aumentar a performance no trabalho dos profissionais.

SIEL GUINCHOS

Veja também

GOVERNO DA BAHIA