Serão convocados por carta com aviso de recebimento, os segurados com menos de 60 anos de idade que estão há mais de dois anos sem terem sido periciados pelo INSS.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realizou 200.000 pericias, e cancelou, desde julho de 2016, mais de 160.000 auxílios doenças, converteu 3.383 benefícios em aposentadoria por invalidez e encaminhou 1.695 segurados para reabilitação profissional, segundo dados oficiais disponibilizados pela Previdência Social. A previsão do INSS é continuar com a convocação dos 530.191 mil beneficiários com auxílio-doença que não foram convocados por não terem sido encontrados em seus endereços ou que tenham solicitado reagendamento justificado de perícia.
A operação pente fino será feita em 1.175.916 de benefícios por incapacidade, sendo 530.191 em auxílios doenças e 645.725 aposentadorias por invalidez. Nessa fase da operação serão convocados, por carta com aviso de recebimento, os segurados com menos de 60 anos de idade que estão há mais de dois anos sem terem sido periciados pelo INSS.
Assim não serão chamados os aposentados por invalidez, há mais de dois anos, com idade igual ou maior a 60 anos, nem os segurados com 55 anos ou mais que estejam recebendo benefícios há 15 anos ou mais. Os segurados convocados para perícia terão cinco dias úteis para agendar a perícia pelo telefone 135 da Previdência Social.
Caso não compareça à perícia, o segurado terá o benefício cortado. O comparecimento é obrigatório e a ausência deverá ser justificada. Na impossibilidade de comparecimento, será necessário justificar a ausência, o que poderá ser feito por um representante legal, devendo ser apresentado laudo médico com justificativa para ausência, como, por exemplo, internação do segurado na data agendada, sendo necessária realização da perícia no hospital em nova data.