A convivência no espaço escolar, assim como o comportamento dos alunos, nem sempre acontecem como os pedagogos, funcionários e pais esperam. Isso porque a indisciplina na escola aumenta a cada dia mais. O mau comportamento, seja dentro das salas de aula ou nos espaços de recreação, toma 20% dos tempos das aulas. Ou seja, é gasto um dia por semana apenas para lidar com a indisciplina de alunos.
De acordo com a maioria dos educadores, a indisciplina de alunos na escola é o maior problema enfrentado, sendo ela a mais apontada como o motivo da carência de aprendizagem em revistas renomadas como a Nova Escola.
A indisciplina é a falta de comportamento, de respeito ao próximo, como também a falta de limites que levam determinados indivíduos a adotarem posturas inadequadas ao convívio social (Márcia Guedes da Silveira).
Causas da indisciplina na escola
Mas afinal, por que os alunos estão cada vez mais bagunceiros? A verdade é que, não é a indisciplina dos estudantes o grande problema, uma vez que ela é apenas o resultado da rotina desatualizada e da falta de adequação dos processos de aprendizagem.
Sabendo disso, é possível então começar a pensar sobre as possíveis causas da indisciplina na escola e definir estratégias para envolver da melhor forma possível, os alunos nas atividades escolares, fazendo com que a indisciplina diminua.
Atividades para alunos indisciplinados
Quando se fala em aluno indisciplinado, a maioria dos professores, funcionários, coordenadores e diretores associam esse tipo de comportamento a práticas de repressão, em uma espécie de castigo ou punição.
No entanto, estudos recentes mostraram que a ação punitiva tende a piorar a situação, uma vez que os alunos acabam se sentindo revoltados e incentivados a desobedecer ainda mais.
Dessa forma, é preciso apostar por práticas mais concretas, durante toda a jornada escolar, de modo a fazer com que, aos poucos, as crianças e jovens sintam-se mais motivados pelo processo de aprendizagem.
Não existe uma regra, muito menos um manual de como acabar com a indisciplina de alunos na escola. Isso porque essa tarefa é um pouco complicada e requer persistência e, principalmente, paciência.
Não há uma fórmula pronta de como lidar com alunos indisciplinados, desinteressados ou desobedientes, uma vez que cada caso, é um caso, e por isso, o que funciona para um, pode não funcionar para outro, e vice-versa.
Dicas para lidar com a indisciplina de alunos na escola:
1 – Distinguir bem as regras escolares
Para que os alunos desobedientes se comportem adequadamente, é importante, acima de tudo, que ele tenha conhecimento claro sobre as regras. Isso não apenas sobre as regras da escola, como proibido o uso de celular, bonés e conversas durante as aulas, mas também, e principalmente, sobre as regras da natureza moral, ou seja, baseadas nos princípios éticos, como respeitar o próximo, não bater, não xingar, etc.
A escola precisa ter regras de convívio bem definidas. Devem ser estipulados os deveres da escola e os da família. Tão importante quanto ter diretrizes, é indispensável que a família seja conscientizada sobre os direitos e deveres dos alunos, da escola e dos pais.
Informações que podem ser abordadas nas regras da escola:
- Defina o uso obrigatório do uniforme
- Seja rígido com os horários de entrada, lanche e saída na escola
- Normatize o uso de bonés, lenços e adornos na sala de aula e na escola
- Defina regras claras para o uso de celulares e aparelhos eletrônicos
- Cobre dos pais a frequência dos alunos
- Mantenha comunicação direta com os pais sofre atos de indisciplina
- Estabeleça e cumpra o calendário de aulas e feriados
- Deixe claro para os pais e alunos as datas de provas e atividades
- Documente com clareza e divulgue os critérios de avaliação e aprovação
- Estabeleça regras claras a respeito da entrada na escola de pais e visitantes
- Defina se é permitida a entrada de animais na escola
- Mantenha a rotina constante de reuniões pedagógicas
- Caso ocorra um acidente ou incidente comunique imediatamente os pais
2 – Saber reagir aos problemas de indisciplina na escola
Diante de um comportamento inesperado, o educador tende a tomar as providências sem pensar, agindo incorretamente. Portanto, é preciso manter o equilíbrio e a calma, sabendo lidar com cada situação. Lembre-se: o diálogo ainda é o melhor caminho. Pensando nisso, crie dinâmicas para trabalhar a indisciplina na sala de aula, conversar com os alunos, saber o que levou a esse tipo de comportamento e explicar que é errado.
3 – Não abusar da autoridade de professor
Um grande motivo que pode levar a quadros de indisciplina de alunos na escola é o fato de se sentirem reprimidos pelos professores, funcionários e diretores que abusam do poder e da autoridade. Sendo assim, uma das melhores alternativas para combater a indisciplina na escola é estabelecer um ambiente cooperativo, onde os alunos aprendam a respeitar o quadro discente, e acima de tudo, tenham os professores e demais funcionários como porto seguro para solucionar dúvidas e aprender sempre mais.
4 – Tolerância zero com indisciplina em sala de aula
Aos casos de indisciplina em sala, o professor deve deixar claro para o aluno que aquele comportamento é inadequado e fere as regras da escola. Em caso de persistência, deve comunicar imediatamente aos pais e ao coordenador pedagógico da escola.
Fonte: http://www.proesc.com/