Após denúncia de consumidor, órgão realizou perícia e constatou irregularidades nos equipamentos; multa de R$ 1,5 milhão foi aplicada
Quatro bombas de combustível foram interditadas pelo Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) nesta terça-feira (26) em um posto localizado no município de Vitória da Conquista.
O flagrante ocorreu após um consumidor denunciar a irregularidade. O Ibametro realizou perícia nos equipamentos e constatou a implantação indevida de dispositivos internos que eram acionados no ato do abastecimento dos veículos.
A ação gerou prejuízos de até 1600 ml em cada 20 litros. O erro máximo permitido nesse tipo de medição metrológica é de 60 ml em cada 20 litros.
O posto foi autuado e está sujeito a multa de R$ 1,5 milhão, após finalizado o processo administrativo. Pela lei, o estabelecimento tem 10 dias para apresentar a defesa.
Por conta da fraude, o estabelecimento também deve ter sua inscrição no ICMS suspensa pela Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba), tornando-se assim inapto para operar.