Ex-vice-presidente e senador eleito pelo RS pediu respeito e ordem nos atos. Político foi eleito, em 2018, ao lado de Jair Bolsonaro para governo federal.
O ex-vice-presidente e senador eleito pelo Rio Grande do Sul, Hamilton Mourão (Republicanos), usou as redes sociais para comentar os atos terroristas de bolsonaristas em Brasília neste domingo (8). O político, que foi eleito em 2018 na chapa de Jair Bolsonaro, afirmou que “o respeito e a ordem devem prevalecer em qualquer manifestação”.
“Vandalismo e depredação não se coadunam com os valores da direita, pelo contrário são práticas da ideologia que nos contrapomos. Sempre pela legalidade e por nossos princípios e valores“, escreveu no Twitter.
No último dia de governo Bolsonaro, como presidente em exercício, Hamilton Mourão criticou “lideranças” que, “com o silêncio”, deixaram crescer um clima de desagregação no país e levaram para as Forças Armadas a conta por “inação” ou por um “pretenso golpe”.
Mais cedo, o governador Eduardo Leite (PSDB) classificou as invasões como atos de “barbárie e terrorismo”. “No RS estamos com as forças de segurança prontas para resposta FIRME e IMEDIATA diante de qualquer tentativa de subversão da ordem”, afirmou.
No estado, ao menos três pontos de concentração de bolsonaristas eram registrados pelas autoridades de segurança. Houve bloqueio de ruas no entorno do Comando Militar do Sul, em Porto Alegre; além de atos sem bloqueios de vias na Refinaria Alberto Pasqualini, da Petrobras, em Canoas, e do Parque Osório, do Exército, em Tramandaí.