Governo estadual terá 6 mil viaturas dotadas de câmeras

Nesta terça-feira (14), governo estadual entrega 1,2 mil equipamentos que se somam aos 300 já disponíveis na capital

A Bahia chegará a um total de 6 mil veículos policiais dotados de câmera de monitoramento. A informação foi anunciada pelo governador Rui Costa na manhã desta terça-feira (14), durante evento de entrega à Secretaria de Segurança Pública de 1,2 mil câmeras inteligentes que passarão a ser adotadas em Salvador. O lote se soma a outras 300 já disponíveis.

“Serão seis mil câmeras em movimento, filmando – é evidente – cada abordagem, cada ação quando a Polícia Militar estiver usando estes veículos”, ressaltou Rui. O gestor informou que o estado não dispõe de recursos para implantar equipamentos de filmagens nos veículos e no fardamento dos policiais. O governador lembra que o investimento nas câmeras acontece em paralelo a outros. Também nesta terça-feira estão sendo entregues viaturas e dispositivos de comunicação.

As câmeras entregues nesta terça foram desenvolvidas pela Oi Soluções. Além das câmeras de reconhecimento facial e leitura de placas, o aporte em tecnologia inclui 40 estações de rádio distribuídas pela cidade, 160 terminais para oficiais de campo e um sistema privativo de comunicação móvel (LTE privado) que permite a comunicação e a transmissão de imagens em tempo real. Os equipamentos se destinarão a toda a Região Metropolitana de Salvador.

Bombeiros

No ato, Rui Costa declarou que vai realizar um novo concurso para o Corpo de Bombeiros. Uma reunião ainda nesta terça-feira (14) debaterá os detalhes desta contratação antes da seleção ser anunciada oficialmente.

Policiais e viaturas terão aparelhos remotos de vigilância na Bahia