GOVERNO DA BAHIA - TERRA MÃE DO BRASIL

Governo de SP estima vacinar toda população adulta do estado até o fim de outubro

Gestão João Dória (PSDB) diz, porém, que cronograma depende do Ministério da Saúde e dos insumos chineses.

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nesta quarta-feira (2) que estima vacinar toda a população adulta (a partir de 18 anos) do estado até o dia 31 de outubro, reporta o jornal Folha de S. Paulo.

A informação foi antecipada pelo próprio Doria em seu perfil de rede social e divulgada em entrevista aos jornalistas no Palácio dos Bandeirantes, zona oeste de São Paulo.

Inicialmente, a data prevista inicialmente para imunizar toda a população adulta do estado era 31 de dezembro, mas Doria disse que será possível antecipar essa data em dois meses. A previsão considera a data estimada de aplicação da primeira dose.

O cronograma atualizado de vacinação em São Paulo prevê a vacinação por faixas etárias após o término da vacinação dos grupos prioritários previstos no PNI (Programa Nacional de Imunizações):

de 1 a 20 de julho, pessoas de 55 a 59 anos
de 2 a 16 de agosto, pessoas de 50 a 54 anos
de 17 a 31 de agosto, pessoas de 45 a 49 anos
de 1˚ a 10 de setembro, pessoas de 40 a 44 anos
de 11 a 20 de setembro, pessoas de 35 a 39 anos
de 21 a 30 de setembro, pessoas de 30 a 34 anos
de 1˚ a 10 de outubro, pessoas de 25 a 29 anos
de 11 a 31 de outubro, pessoas de 24 a 18 anos

Segundo o governo, no entanto, a vacinação está condicionada à disponibilização de doses pelo Ministério da Saúde por meio do PNI.

Além disso, não foi dada explicação de como seria a vacinação de pessoas sem comorbidades e não inseridas nos grupos previstos pelo Ministério da Saúde, que até o momento preconiza apenas a vacinação por critério de prioridade.