CARNAVAL 2024

Estados Unidos vão enviar munição com urânio empobrecido para tropas na Ucrânia pela primeira vez

Os Estados Unidos vão enviar à Ucrânia munições com urânio empobrecido para enfrentar tanques e veículos blindados. O anúncio foi feito pelo Pentágono nesta quarta-feira (6), mesmo dia em que o secretário de Estado americano, Antony Blinken, faz uma visita a Kiev. O representante de Washington passará a noite na Ucrânia.

Com informações do correspondente da RFI em Kiev, Pierre Alonso

As munições de 120 mm serão usadas nos tanques de combate americanos Abrams, prometidos a Kiev em um novo pacote de ajuda militar no valor de US$ 175 milhões.

É a primeira vez que os Estados Unidos admitem fornecer à Ucrânia munições deste tipo, capazes de perfurar a blindagem de veículos, mas com riscos tóxicos para soldados e civis.

Há alguns meses, o Reino Unido anunciou a sua intenção de fornecer munições com urânio empobrecido à Ucrânia, decisão denunciada por Moscou.

Extremamente denso, o urânio é um metal que não se deforma quando entra em contato com seu alvo, ampliando a eficácia dos projéteis. 

O anúncio americano foi feito no mesmo dia em que o chefe da diplomacia dos EUA, Antony Blinken, se encontrou com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, durante uma visita surpresa a Kiev.

O encontro é uma mostra do “compromisso inabalável dos Estados Unidos com a soberania e a integridade territorial da Ucrânia diante da agressão da Rússia”, afirma o Departamento de Estado norte-americano.

CARNAVAL 2024

Veja também

NOVA BAHIA