NOVA BAHIA 2024

Dez opções na Bahia para você curtir o período do Carnaval

Praias, campings e cidades turísticas podem ser opções para quem deseja curtir a folga deste período fora de Salvador.

Viajar para conhecer diferentes lugares da Bahia pode ser a oportunidade para os baianos que buscam fugir dos circuitos da folia de Salvador. No estado onde a diversidade de roteiros turísticos possui desde praias encantadoras a monumentos históricos, não é difícil encontrar atrativos próximos à capital baiana. Confira dez locais da Bahia para você aproveitar no período do Carnaval.

Praias, campings e cidades históricas: conheça destinos para você conhecer no período do Carnaval. (Foto: Arte iBahia)

Resende e Tiririca (Itacaré) Itacaré é conhecido pelas dezenas de praias, rios, cachoeiras, montanhas e coqueirais. As praias de Resende e Tiririca são divididas por morros cobertos por densa vegetação de Mata Atlântica. Areias alvas e um mar de águas frias são marcas registradas. Os altos coqueiros estão presentes principalmente na praia do Resende. O ambiente é bem informal, sem mesas ou barracas, o que deixa o banhista muito à vontade. Além do Resende, a praia Tiririca é a mais frequentada por surfistas. Ela também ótima para banho e possui uma ducha de água doce saída direto de cascatas localizadas praticamente à beira-mar.

Taipu de Fora (Península de Maraú) Localizada na Costa do Dendê, mais precisamente na Península de Maraú, a cerca de 200 quilômetros ao sul de Salvador, a praia se estende por mais de um quilômetro de areias desertas e paisagem encantadora.Caracterizada por suas enormes piscinas naturais com formação de corais, tem suas águas propícias para o mergulho com snorkel.

Morro de São Paulo (Foto: Divulgação)

Costa do Dendê Falando ainda na Costa do Dendê, o local é um mosaico de praias, baías, manguezais, costões rochosos, restingas, nascentes, lagoas, rios, cachoeiras e estuários que fica situado entre a foz do Rio Jaguaripe e a Baía de Camamu.Seus 115 km de litoral abrangem as localidades de Valença, Morro de São Paulo, Boipeba, Igrapiúna, Cairu, Camamu, Taperoá, Nilo Peçanha, Ituberá e Maraú.
Trancoso (Porto Seguro)Conhecido por receber, frequentemente, muitos famosos, Trancoso tem as praias mais desejadas para os turistas que buscam tranquilidade. O litoral possui grãos finos de areia, além de águas mornas e calmas. A maioria das praias são desertas e preservadas da ação humana.A praia já foi eleita pela publicação norte-americana Conde Nast Travelle como um dos 15 melhores destinos turísticos do mundo.
Camping Fonte dos Frades Barra Grande Localizado na vila da Barra Grande, em Itacaré, este é um dos grandes atrativos do local, que permite ao visitante se deslocar facilmente entre as atrações locais.O Camping Fonte dos Frades tem capacidade para 180 barracas, além de oferecer lanchonete, cozinha, oito banheiros, lavanderia, estacionamento, ponto de luz para barracas e chuveiro quente.
Camping Dona América Morro de São Paulo Outra opção para quem curte camping está no Morro de São Paulo. O local funciona em uma área de 22 mil metros quadrados e é rodeado de árvores e uma rica fauna. O camping fica a 10 minutos da Primeira Praia e 15 da Praia Ponta da Pedra.O visitante vai encontrar estrutura com 17 banheiros, vigilância permanente e serviço de refrigerador para alimentos.

Chapada Diamantina. (Foto: Manu Dias/GOVBA)

Chapada Diamantina Um dos mais incríveis parques naturais do Brasil, o Parque Nacional da Chapa Diamantina abrange cidades como Andaí, Lençóis, Mucugê e Palmeiras. O local é marcado pela sua vista Mata Atlântica, campos floridos e planícies de um verde sem fim. Além disso, a região conta com imensos paredões, desfiladeiros, cânios, grutas, cavernas, rios e cachoeiras.Entre os lugares mais conhecidos estão os Poços Azul e Encantado; Cachoeira da Fumaça e Vale do Capão, que faz parte do município de Palmeiras.
Vale do Jiquiriçá O vale é marcado pela presença de cachoeiras, rios, morros, flora e fauna exuberantes, além do patrimônio histórico/cultural da região. Os artesanatos feitos nos municípios são marcas que costumam agradar os turistas. A região compreende as cidades de Amargosa, Cravolândia, Elísio Medrado, Jiquiriça, Laje, Milagres, Mutuípe, Santa Inês, São Miguel das Matas, Ubaíra e Itiruçu.
Ilhéus E que tal aproveitar a folga para conhecer a terra que se tornou conhecida mundialmente por ambientar os romances de Jorge Amado? Ilhéus é a cidade com o mais extenso litoral entre os municípios baianos. Capital turística da Costa do Cacaul, ela é considerada o terceiro maior ponto turístico da Bahia, com patrimônios religiosos, instituições culturais, bairros e povoados.

Cachoeira (Foto: Alberto Coutinho/GOVBA)

Recôncavo Mais próximas da capital baiana, as cidades do Recôncavo são ótimas opções para aqueles que buscam conhecer mais sobre a história brasileira. Quase todos os municípios da região guardam tesouros da época de ouro.Em Cachoeira, por exemplo, é possível encontrar a maior preservação da identidade cultural e histórica com o passar dos anos. Além dela, fazem parte do recôncavo as cidades de Santo Antônio de Jesus, Candeias, São Francisco do Conde, Madre de Deus, Santo Amaro, São Félix, Maragojipe e Cruz das Almas.

Fonte: IBahia

SIEL GUINCHOS

Veja também

GOVERNO DA BAHIA