Pesquisa revela ainda que 19% dos entrevistados deixaram de seguir ou bloquearam o perfil de um amigo, familiar ou mesmo uma empresa por discordar de seus posicionamentos políticos.
Pouco mais da metade dos brasileiros que utilizam WhatsApp abriu mão de discutir política pelo aplicativo para fugir de tensões, revela pesquisa do Datafolha.
De acordo com o levantamento, 51% dos brasileiros que usam a ferramenta desistiram de fazer um comentário ou compartilhar algum conteúdo sobre política para evitar brigas com parentes ou amigos.
A autocensura é maior entre funcionários públicos (61%) e pessoas com ensino superior (59%). As donas de casa, por outro lado, se importam menos: 60% não deixaram de falar por temor de desentendimentos.
No geral, uma em cada quatro pessoas (27%) saiu de algum grupo para não discutir e 19% deixaram de seguir ou bloquearam o perfil de um amigo, familiar ou mesmo uma empresa por discordar de seus posicionamentos políticos.
Foram entrevistadas 2.948 pessoas nos dias 5 e 6 de dezembro, em 176 cidades de todo o país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.