MAIS DESENVOLVIMENTO

‘Bahia é celeiro de oportunidades para franquias’, diz diretor da ABF

Setores de turismo e hotelaria apresentaram crescimento de 103,2% no 1º trimestre deste ano

ABF Franchising Expo acontece até o sábado, 1⁰, em São Paulo – Foto: Divulgação | Associação Brasileira de Franchising

Com seus 417 municípios, a Bahia é considerada uma grande potência para os avanços das franquias na região nordestina. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), os setores de turismo e hotelaria apresentaram um crescimento de 103,2% no primeiro trimestre deste ano no estado.

Em entrevista ao Portal A TARDE, o diretor regional da ABF, Fernando Ribeiro, explica que o cenário superou as dificuldades geradas na pandemia de Covid-19. Além disso, Ribeiro projeta que o setor deve trazer resultados ainda mais promissores. O gestor participa da 30ª edição da ABF Franchising Expo, que acontece até o sábado, 1º, em São Paulo.

“O segmento de hotelaria e turismo cresceu no primeiro trimestre desse ano em relação ao mesmo período do ano passado 103,2%, o que mostra a demanda reprimida que tinha para entretenimento e lazer que inclui viagens, eventos. Essa demanda voltou com muita força e, sem dúvidas, vai se consolidar no resto do ano”, aponta.

Fernando Ribeiro, diretor regional da ABF
Fernando Ribeiro, diretor regional da ABF|  Foto: Rafaela Souza | Ag. A TARDE

Além do crescimento do turismo e hotelaria na Bahia, o diretor regional da ABF também destaca os segmentos de alimentação, serviços, saúde e beleza em todo o Nordeste. Tendo em vista os avanços e expansão das marcas, ele define a região como um ‘celeiro de oportunidades para as marcas franqueadoras’. 

“O setor de alimentação é muito forte, mas serviços e outros negócios vem crescendo muito. O setor de beleza e saúde também está muito bem. Alguns mercados no sul e sudeste estão um pouco exauridos. Então, tem marcas que já têm muitos negócios aqui e precisam conquistar outros territórios”, afirma.

O diretor de expansão da Bob’s, Fabiano Lima, conta que a Bahia é um dos estados com grande influência no modelo de negócios da empresa, que possui mais de 50 operações. A partir disso, Lima explica que algumas unidades passarão por mudanças a fim de trazer designs mais tecnológicos e sustentáveis, a exemplo da unidade localizada no aeroporto de Salvador.  

“Agora, estamos remodelando a unidade do aeroporto de Salvador para o modelo Conecta, que que é o novo conceito de loja da Bob’s. É uma loja disruptiva com muita tecnologia e sustentabilidade. Tem uma pegada sustentável com a reutilização da água e gestão do lixo”, destaca.

Além da novidade para a loja do aeroporto da capital baiana, a marca ainda inaugurou uma unidade em Morro de São Paulo em abril deste ano.

“Nós temos vários modelos de negócios e estamos vendo todas as oportunidades. No ano passado surgiu a oportunidade com um franqueado local. E para gente veio o desafio de como seria logística já que Morro de São Paulo é uma ilha. Então, primeiro passo foi fechar a parceria com o franqueado e fizemos um trabalho para chegar a mercadoria lá. É uma loja já no modelo Conecta e está indo muito bem. Estamos vendo a possibilidade de abrir uma nova operação com uma loja de sorvetes”, reitera.

Com uma fábrica em Cruz das Almas, no recôncavo da Bahia, e diversas lojas franquedas pelo estado, a Bibi é uma das marcas expostas na ABF Franchising Expo. A empresa produz mais de 2,6 milhões de pares/peças ao ano. 

Presidente da Bibi, Andrea Kohlrausch
Presidente da Bibi, Andrea Kohlrausch|  Foto: Divulgação

Para a presidente da Bibi, Andrea Kohlrausch, a fábrica localizada no recôncavo baiano é fundamental para produção estratégica da marca de calçados infantis, desde o fornecimento dos solados até a montagem final dos calçados. “A unidade é muito importante e estratégica para a marca. Ainda temos os franquados, as lojas franquias, os clientes das multimarcas na Bahia, que é um estado fundamental para o nosso modelo de negócio”, conta.

Veja também