MAIS DESENVOLVIMENTO

Atentado contra Donald Trump falha por pouco e atirador é morto no local

Agentes do serviço secreto subiram ao palco e retiraram o ex-presidente às pressas, escoltando-o até um carro.

Por Redação, com agências internacionais – de Butler (PA-EUA)

O comício do candidato republicano Donald Trump neste sábado, no estado da Pensilvânia, foi interrompido ao som de tiros e o ex-presidente teve a parte superior da orelha direita atingida por uma bala. Assessores de campanha disseram que seu estado de saúde é estável. Seguranças atingiram mortalmente o atirador foi morto. Outros dois suspeitos de participar do atentado encontram-se feridos, em estado grave, segundo o Serviço Secreto dos EUA. No momento dos tiros, Trump levou a mão à orelha direita e, em seguida, abaixou-se, assim como vários apoiadores que o cercavam. Um grito que parecia de uma mulher pode ser ouvido ao fundo. Ao se levantar, ele tinha um pouco de sangue na orelha, nas bochechas e nas mãos.

O candidato republicano Donald Trump foi atingido por um tiro, na orelha direita, durante comício
O candidato republicano Donald Trump foi atingido por um tiro, na orelha direita, durante comício© Fornecido por Correio do Brasil

Agentes do serviço secreto subiram ao palco e retiraram o ex-presidente às pressas, escoltando-o até um carro. Trump saiu do palco erguendo o punho, em um gesto para demonstrar força, enquanto o público ao seu redor gritava “USA! USA!” (sigla em inglês para EUA). A foto do momento foi sendo republicada por aliados e apoiadores, nas redes sociais.

Facada

O atentado, que se assemelha à suposta facada no então candidato neofascista Jair Bolsonaro (PL), em Juiz de Fora (MG), deixa ainda mais confusa a corrida eleitoral norte-americana. Trump lidera a disputa por uma pequena margem apertada, segundo pesquisas de intenção de voto. A convenção republicana, em que ele será oficializado como o candidato do partido, está programada para começar nesta segunda-feira.

Em uma mensagem na sua rede social, Truth, Trump agradeceu ao serviço secreto e outras forças de segurança, e ofereceu condolências à família do participante que foi morto no comício e do que está ferido.

“É incrível que um ato desses possa acontecer em nosso país. Nada se sabe até o momento sobre o atirador, que agora está morto. Fui atingido por uma bala que perfurou a parte superior da minha orelha direita. Percebi imediatamente que algo estava errado ao ouvir um som sibilante, tiros, e imediatamente senti a bala rasgando a pele. Houve muito sangramento, então percebi o que estava acontecendo. DEUS ABENÇOE A AMÉRICA!”, concluiu.

Veja também