MAIS DESENVOLVIMENTO

Assembleia retorna em fevereiro com eleição para a Mesa Diretora

Os deputados estaduais da Bahia estão em recesso parlamentar e devem retomar as atividades apenas em fevereiro

Os deputados estaduais da Bahia estão em recesso parlamentar e devem retomar as atividades apenas em fevereiro. O primeiro compromisso na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) será a eleição da nova Mesa Diretora. Durante entrevista ontem, no lançamento de voos de Salvador para Guanambi e Barreiras, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) reforçou a importância de uma relação harmônica entre os poderes e descartou interferência do Executivo no pleito legislativo.

“Sabemos que é ano de eleições na Assembleia. Vamos aguardar os movimentos internos. Respeito muito essa relação de poder. Torço para que quem assumir a presidência mantenha o diálogo que temos hoje com Adolfo Menezes”, afirmou Jerônimo.

A liderança do governo na AL-BA, atualmente ocupada por Rosemberg Pinto (PT), também entrou em pauta. Cotado para a primeira vice-presidência, o petista pode deixar o cargo. “Se isso se consolidar, ele deixa a liderança. Vou trabalhar junto aos partidos da base para escolher um novo líder. Não tenho problema algum que a liderança seja de outro partido. O que importa é a harmonia entre Legislativo e Executivo”, acrescentou o governador.

Críticas à tarifa de ônibus em Salvador 

Ainda durante o evento, Jerônimo Rodrigues fez críticas à qualidade do transporte público de Salvador, destacando os impactos negativos do aumento da tarifa de ônibus, que passou a custar R$ 5,60 no sábado.

“O valor é um dos mais altos do Brasil, mas o que me preocupa é a qualidade do serviço. Estamos vendo cortes em linhas e bairros sem atendimento adequado. Ônibus sucateados e uma frota sem ar-condicionado não justificam o preço. Há comunidades que, antes, precisavam de apenas um ônibus e agora dependem de três ou quatro para se locomover”, destacou.

O governador também lembrou que, durante a campanha de seu vice-governador para a prefeitura de Salvador, a mobilidade urbana foi amplamente debatida. “O compromisso deveria ser com a melhoria da qualidade e frequência das linhas, mas o que temos visto é o contrário. A sociedade até entenderia pagar mais caro se houvesse qualidade, mas isso não está acontecendo”, criticou.

O reajuste da tarifa foi o segundo nos últimos dois anos. Em novembro de 2023, um estudo de revisão tarifária também resultou em aumento no preço da passagem. O novo valor gerou insatisfação entre moradores da capital baiana, que enfrentam dificuldades crescentes para se deslocar pela cidade.

 

 

Veja também