MAIS DESENVOLVIMENTO

Quaest: Lula venceria Bolsonaro, Tarcísio, Marçal e Caiado em eventual segundo turno de 2026

Nos cenários alternativos, com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, concorrendo, a vantagem para a chapa governista também se mantém

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria todos os principais opositores em um eventual segundo turno nas eleições presidenciais de 2026, de acordo com a pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (12).

Nos cenários analisados, Lula aparece com ampla vantagem sobre seus adversários. Contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o petista soma 51% das intenções de voto, contra 35% do ex-mandatário. Já em uma disputa com o governador paulista Tarcísio de Freitas (Republicanos), Lula tem 52%, enquanto o adversário fica com 26%.

Em uma corrida contra o empresário Pablo Marçal (PRTB), o presidente lidera com 52%, contra 27% de Marçal. No confronto com o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), Lula alcança 54%, contra 20% do goiano.

A pesquisa foi realizada entre os dias 4 e 9 de dezembro, com 8.598 entrevistas presenciais. A margem de erro é de um ponto percentual para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

Haddad mantém vantagem no cenário sem Lula

Nos cenários alternativos, com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, concorrendo, a vantagem para a chapa governista também se mantém.

Contra Bolsonaro, Haddad registra 42% das intenções de voto, contra 35% do ex-presidente. Em uma disputa com Tarcísio, o ministro tem 44%, contra 25% do governador paulista. No confronto com Marçal, Haddad aparece com 42%, enquanto o empresário chega a 28%. Com Caiado, o ex-prefeito de São Paulo soma 45%, e o governador goiano tem apenas 19%.

 

 

Veja também