O incidente foi em 2013 e de acordo com informações da perícia, o congelamento provocou a pane nos controles e a aeronave perdeu sustentação
Um avião modelo ATR-72, igual a aeronave que fazia o voo 2283 da Voepass, se envolveu em um incidente grave em 2013, na Bahia, por acúmulo de gelo em suas asas. De acordo com informações da perícia, o congelamento provocou a pane nos controles e a aeronave perdeu sustentação. Um pouso de emergência foi realizado, e ninguém saiu ferido.
Passada a ocorrência de 2013, com um voo da Trip Linhas Aéreas, o Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) exigiu maior investimento de companhias em treinamento para pilotos sobre situações do tipo.
A formação de gelo nas asas é justamente uma das teorias para o acidente que vitimou 62 pessoas na última sexta-feira (9), em Vinhedo, São Paulo. O relatório preliminar sobre a causa deve sair em setembro. A ATR-72 da Trip, hoje Azul, já foi retirada de operação por, segundo a companhia, ser antiga demais.
O voo 2283 da Voepass – O voo 2283 da Voepass caiu na sexta (9), durante viagem de Cascavel (PR) a Guarulhos (Grande São Paulo), na área de uma casa no condomínio Recanto Florido, no bairro Capela.
Imagens feitas por moradores mostram o avião em queda livre e, na sequência, uma explosão seguida por muita fumaça. A queda matou os 58 passageiros e os quatro tripulantes que estavam a bordo.