MAIS DESENVOLVIMENTO

Estudantes do CEEP do Chocolate em Ilhéus produzem Ovos de Páscoa para escolas infantis

Solidariedade e magia do chocolate fazem alegria das crianças

Uma Páscoa com a magia do chocolate do origem do Sul da Bahia e o sabor de solidariedade. Estudantes do curso de Agroindústria do Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) do Chocolate Nelson Schaun, em Ilhéus, que atuam na fábrica-escola implantada pela Secretaria da Educação do Governo do Estado estão produzindo Ovos de Páscoa e bombons de chocolate, destinados a alunos e 3 a 6 anos,  de escolas infantis em áreas carentes do município.

Em 2024, estão sendo produzidos cerca de 5 mil bombons e  2.500 ovos de Páscoas nas versões 45%, 56%, 61% e 70% cacau   que serão entregues na próxima semana nas escolas infantis Cantinho do Recreio e Nova Jerusalém, na zona norte de Ilhéus, além de uma escola Indígena Tupinambá em Olivença.

A estudante  Agatha Campos destaca que “estamos entregando um chocolate de qualidade produzido na escola, preparado desde a amêndoa até a barra e ficamos felizes em proporcionar esse momento especial às crianças. Para nós, o colégio oferece uma experiência única de mergulhar no universo do cacau e do chocolate”.  “É gratificante participar desse curso, aprender uma profissão que tem um mercado promissor e ao mesmo tempo exercer a solidariedade, porque também valorizamos a cidadania no processo de aprendizagem”, afirma   Ruaferson Soares Calazans.

“Nessa ação, estamos reunindo muitas coisas boas: o aprendizado dos estudantes, a solidariedade com as pessoas mais vulneráveis e um produto que faz parte da identidade da região e também da celebração da Páscoa. É um exemplo das diferentes oportunidades que nossa rede de ensino oferece, para dentro e fora da comunidade escolar, e uma demonstração, na prática, do que é educação integral”, ressaltou a secretária da Educação do Estado, Adélia Pinheiro.

CURSO SUPERIOR E MERCADO DE TRABALHO

Investir na capacitação profissional tem permitido que estudantes recém formados sejam contratados pelas inúmeras fábricas de chocolates de origem que estão consolidando o Sul da Bahia como polo chocolateiro com marcas premiadas no Brasil e no Exterior.

A estudante Sarah Arcanjo afirma que “estou muito satisfeita com todo o processo de aprendizagem e essa é uma ótima carreira para os jovens do Sul da Bahia, neste momento em que o nosso cacau e o nosso chocolate estão sendo mostrados para todo Brasil na novela Renascer”.

Através de uma parceria com a Universidade Federal do Sul da Bahia,  os estudantes do CEEP Nelson Schaun tem acesso ao Curso Superior de Tecnologia (CST) em Produção de Cacau e Chocolate, dentro do Programa Itinerário Contínuo. Pela parceria, metade das vagas são destinadas ao CEEP, através do Sisu.

A professora Joelma Mendonça, coordenadora da fábrica-escola ressalta que “na Páscoa a gente aproveita a oportunidade para que os alunos possam se capacitar na fabricação de  chocolate, no despertar para o empreendedorismo e exercitar a solidariedade, entregando ovos de Páscoa com chocolates finos produzidos na escola para crianças de escolas públicas”.

A fábrica-escola do Ceep do Chocolate em Ilhéus conta com cerca  de 350 estudantes. Além do Ceep Ilhéus, o Governo do Estado mantém fábricas-escola do Chocolate no Ceep da Floresta do Cacau e do Chocolate Milton Santos, em Arataca, e no Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep) do Médio Rio de Contas, em Ipiaú.

Veja também