MAIS DESENVOLVIMENTO

Em viagem à China, Jerônimo pretende bater martelo para definir data de início de obras

A ponte Salvador-Itaparica, VLT e a instalação da BYD, empresa chinesa de carros elétricos, são as principais temáticas do encontro com os chineses

Foto: Divulgação/GOVBA

A primeira viagem de Jerônimo Rodrigues (PT) à China como governador da Bahia deve marcar o início das aberturas de tratativas para atrair novos investimentos internacionais ao estado. Em conversa com o bahia.ba, na manhã desta quinta-feira (16), o titular do Palácio de Ondina comentou sobre os principais assuntos que devem ser tratados com os chineses, bem como a execução de obras importantes, a exemplo da Ponte Salvador-Itaparica.

“A ponte precisa começar, iniciando com dragagem e com a sondagem para os pilares. A responsabilidade nossa de governo, de duplicar o outro lado da ilha até a ponte do funil, nós faremos. Mas, é importante que as empresas e os consórcios iniciem as obras. Nós queremos ao voltar da China já ter essa atuação conquistada e resolvida”, pontua o governador. As declarações foram dadas após o evento de ampliação do Programa Corra pro Abraço, que aconteceu no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

As obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) também será um tema discutido entre o governador e os chineses, durante a sua passagem no país asiático. De acordo com Jerônimo, a execução completa das obras está pendente por “[problemas] financeiros ou jurídicos”, no entanto, o chefe do Executivo garantiu que o Estado está “tentando dissimular e resolver” a questão.

As intervenções para a instalação do VLT, transporte que substituirá os trens do subúrbio de Salvador, foram iniciadas ainda na gestão de Rui Costa (PT). Em fevereiro deste ano, a desativação dos trens completaram dois anos.

O governador ressaltou ainda que a sua viagem ao país asiático será decisivo para definir a data de início das execuções de obras paradas, além de designar a mudança do complexo da Ford para a BYD, fabricante chinesa de carros elétricos, que será instalada em Camaçari.

“Na ida à China, nós entraremos em contato tanto com o governo chinês, quanto com as empresas chinesas e as diretorias centrais. Da mesma forma, com a situação da Ford com a BYD. Pretendo voltar com aceno positivo, com data de início das obras, se a gente não conseguir isso antes”, contou ao bahia.ba.

A viagem do governador para China está prevista para ser realizada no fim do mês de março. Jerônimo deve embarcar junto com a comitiva do presidente Lula (PT), que também vai ao país. “Serão 10 dias lá, acompanhando o presidente Lula em algumas, ele voltará e eu continuarei na China, para darmos conta desses contatos e acordos feitos bilateralmente tanto com o governo como com as empresas”, concluiu.

Veja também