A Microsoft (MSFT34) informou nesta segunda-feira (23) que está fazendo um investimento multibilionário de vários anos na OpenAI, reforçando substancialmente seu relacionamento com a startup por trás do chatbot viral ChatGPT, enquanto a gigante do software procura expandir o uso da tecnologia de inteligência artificial em seus produtos.
A Microsoft disse que a parceria com a criadora do ChatGPT se baseia nos investimentos da empresa em 2019 e 2021 na OpenAI.
As empresas não divulgaram os termos financeiros da parceria.
A OpenAI estava em negociações neste mês para vender as ações existentes em uma oferta pública que avaliaria a empresa em cerca de US$ 29 bilhões, informou o Wall Street Journal, tornando-a uma das startups americanas mais valiosas no papel, apesar de gerar pouca receita.
Empresa anunciou demissão de 10 mil funcionários em 18 de janeiro
As ondas de demissões em empresas de tecnologia seguirão agitadas em 2023. Apesar do anúncio de investimentos multibilionários na criadora do ChatGPT, a Microsoft (MSFT34) anunciou na última quarta-feira (18) que desligará 10 mil funcionários em todo o mundo até final de março. Os cortes devem afetar 5% do quadro de trabalhadores da big tech, que justifica a medida como redução de custos.
Assim como outras empresas de tecnologia, durante a pandemia a big tech expandiu suas operações. De 2019 para cá, mais de 75 mil pessoas foram contratadas pela companhia. Mesmo que a receita anual da Microsoft tenha crescido 58% nos últimos três anos, os cortes são justificados pela empresa pela incerteza econômica e desaceleração do setor de tecnologia nos EUA.
Embora vise o corte de despesas, as demissões na Microsoft, segundo o comunicado divulgado pela empresa, contabilizarão US$ 1,2 bilhão em seu balanço referente a custos de rescisões contratuais.
“Essas são os tipos de escolhas difíceis que fizemos em nossos 47 anos de história para continuar uma empresa nesta indústria que é imperdoável para quem não se adaptar a mudanças de plataformas”, afirmou o presidente executivo da Microsoft, Satya Nadella.