MAIS DESENVOLVIMENTO

PF derruba drone na Esplanada dos Ministérios durante posse de Lula

Agentes de segurança contam com armas antidrone para ajudar na segurança da posse.

Um agente da Polícia Federal (PF) precisou utilizar uma arma antidrone para neutralizar um aparelho que invadiu o espaço aéreo da Esplanada durante a cerimônia de posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na tarde deste domingo (1º/1). A informação foi confirmada pela própria corporação.

Como medida de segurança, a Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) proibiu o uso desse tipo de equipamento durante o evento. Para derrubar o aparelho, o policial federal fez o uso de um equipamento especial capaz de atrapalhar a conexão entre o drone e o controle remoto.

Ao longo deste domingo, a Polícia Militar (PMDF) atendeu outros quatro chamados. Dois deles foram alarmes falsos para a presença de artefato explosivo. Pouco antes de meio-dia, a operação Petardo foi acionada para verificar uma sacola plástica suspeita, na Estação 108 Sul. A ameaça levou à evacuação do local e à suspensão da passagem de trens. Segundo o Corpo de Bombeiros do DF (CBMDF), por volta das 11h, o piloto de um dos trens avistou duas bolsas próximas a um dos trilhos e contatou as equipes de segurança. O objeto, no entanto, era uma sacola plástica com materiais de construção.

Horas depois, policiais foram chamados novamente para averiguar duas mochilas, uma encontrada nas imediações da Praça dos Três Poderes, e a outra próximo ao Ministério da Aeronáutica. Por precaução, ambos os objetos foram removidos e detonados pelo Bope. Em nenhum dos itens havia artefato explosivo.

O reforço na segurança contou ainda com uma Cidade da Segurança na área do Museu Nacional. A estrutura foi composta por comandos móveis das corporações (PM, PCDF e CBMDF) e pontos de apoio para tropas especializadas. Para a entrada do evento, policiais fizeram uma barreira para fazer revista nos visitantes. Estava proibida a entrada de armas brancas ou objetos pontiagudos, garrafas de vidro e latas, hastes de bandeiras, espetos de churrasquinhos, laser e similares, armas de brinquedo, réplicas ou simulacros, barracas, tendas similares, fogões e similares, fogos de artifício e artefatos explosivos, dispositivos de choque elétrico ou sonoros substâncias inflamáveis e drogas ilícitas. Apenas uma pessoa foi presa durante a revista. O homem estava em posse de uma faca e fogos de artifícios e foi conduzido à delegacia.

Atendimento

Até a noite deste domingo (01/01), o Corpo de Bombeiros contabilizou um total de 160 atendimentos, sendo que cinco pessoas precisaram de encaminhamento a hospitais, mas sem gravidade. Outras 34 foram levadas ao posto do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Os atendimentos foram clínicos, como: pressão alta, desidratação, mal estar devido ao calor e outros que não exigiam intervenção médica.

Veja também