MAIS DESENVOLVIMENTO

Datafolha: Bolsonaro sobe de 22% para 24% após ataque

O deputado federal Jair Bolsonaro (PSL) mantém a liderança nas pesquisas de intenção de voto para a presidência da República após a retirada do nome do ex-presidente Lula.

O candidato considerado de extrema direita pontuou 24% em pesquisa Datafolha divulgada na noite desta segunda-feira (10), uma semana após o início da propaganda eleitoral e quatro dias após o ataque a faca que ele sofreu em evento de campanha em Minas Gerais na última quinta-feira (6).

Na pesquisa anterior do Datafolha, feita entre os dias 20 e 21 de agosto, antes do início do horário eleitoral, Bolsonaro tinha 22% das intenções de voto. A oscilação observada desde então está dentro da margem de erro da pesquisa, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

O presidenciável está internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde se recupera da cirurgia sofrida após o ataque.

Quatro candidatos aparecem empatados em segundo lugar, dentro da margem de erro. Ciro Gomes (PDT) tem 13%, Marina Silva (Rede) 11%, Geraldo Alckmin (PSDB) 10% e Fernando Haddad (PT) 9%.

Mas num eventual segundo turno, o capitão reformado do Exército seria derrotado por qualquer um dos demais candidatos. Fosse hoje a possível segunda etapa do pleito, Alckmin e Marina teriam 43% no confronto com Bolsonaro, Ciro alcançaria 45% e o capitão oscilaria entre 34% e 37%.

A disputa seria mais acirrada se Bolsonaro chegasse ao segundo turno com Haddad. Se fosse hoje, o candidato petista teria 39% e seu adversário, 38%.

Ainda candidato a vice na chapa encabeçada por Lula, Haddad deve ser indicado como seu substituto na terça-feira (11), último dia do prazo estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para o Partido dos Trabalhadores fazer a troca.

Apesar da leve alta nas intenções de voto, Bolsonaro continua como candidato com maior índice de rejeição. Segundo o Datafolha, 43% dos eleitores dizem que não votariam de jeito nenhum no capitão reformado do Exército. A resistência é maior entre mulheres (49%), os mais jovens (55%) e os nordestinos (51%).

O Datafolha entrevistou 2.804 eleitores de 197 municípios nesta segunda (10). A pesquisa foi realizada em parceria com a TV Globo.

Veja também