GANDUZÃO – Do jeito que o povo gosta. Notícias em tempo real https://ganduzao.com.br Acompanhe as ultimas noticias sobre economia, politica, esporte, emprego, educação, concursos, saude, videos, cultura da Bahia, do Brasil e do mundo. Fri, 28 Feb 2020 14:18:33 +0000 pt-PT hourly 1 https://wordpress.org/?v=5.3.2 https://i2.wp.com/ganduzao.com.br/wp-content/uploads/2019/11/cropped-cropped-logo.png?fit=32%2C32&ssl=1 GANDUZÃO – Do jeito que o povo gosta. Notícias em tempo real https://ganduzao.com.br 32 32 143463944 Aplicativo de motos aposta no Norte e Nordeste como base de crescimento https://ganduzao.com.br/aplicativo-de-motos-aposta-no-norte-e-nordeste-como-base-de-crescimento.html https://ganduzao.com.br/aplicativo-de-motos-aposta-no-norte-e-nordeste-como-base-de-crescimento.html#respond Fri, 28 Feb 2020 14:15:58 +0000 https://ganduzao.com.br/?p=40656 Em menos de um ano de atuação no Brasil, a colombiana Picap, aplicativo de motos voltado ao transporte de passageiros, mantém sete bases de operações no país. Ela, que atuava em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Fortaleza e Salvador, aportou nesta semana em Manaus e Teresina. A empresa vem mantendo uma média de crescimento ...

The post Aplicativo de motos aposta no Norte e Nordeste como base de crescimento appeared first on GANDUZÃO - Do jeito que o povo gosta. Notícias em tempo real.

]]>

Aplicativo-de-motos-aposta-no-Norte-e-Nordeste-como-base-de-crescimento Aplicativo de motos aposta no Norte e Nordeste como base de crescimento

Em menos de um ano de atuação no Brasil, a colombiana Picap, aplicativo de motos voltado ao transporte de passageiros, mantém sete bases de operações no país. Ela, que atuava em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Fortaleza e Salvador, aportou nesta semana em Manaus e Teresina. A empresa vem mantendo uma média de crescimento de 200% ao mês e pretende dobrar sua participação no mercado nacional, com um investimento estimado em US﹩ 5 milhões. A Picap vem se consolidando no mercado Sul Americano. Além de Brasil e Colômbia, a empresa atua em Argentina, Peru, Guatemala, Equador, México e Chile, com lançamentos nesse mês em Paraguai e Uruguai.

A seguir, entrevista com o CEO da Picap no Brasil, Diogo Travassos. Nela, ele explica o potencial das regiões Norte e Nordeste na estratégia de crescimento da empresa: “Ter uma base forte aqui, para a Picap, é algo fundamental na nossa estratégia”.

P- Qual o impacto para a Picap com a entrada em operação em Manaus e Teresina?

Diogo – Significa o início de nossa estratégia, definida para 2020, de dobrar a participação da Picap no mercado nacional. Ano passado, começamos por São Paulo, Rio e Recife e, depois, ampliamos para Salvador e Fortaleza. Consolidamos uma boa estrutura em todas essas cidades, com destaque especial para Fortaleza e Recife. Acreditamos muito no potencial do Norte e Nordeste como plataforma dessa ampliação, com mercados favoráveis e grande demanda por soluções de mobilidade.

P – E qual o potencial das duas regiões, neste caso?

Diogo – Ao escolher onde investir, é preciso olhar sempre tanto para o lado do passageiro quanto do motociclista. E essas regiões se destacam nas duas pontas, com um público que precisa de mais soluções de mobilidade, com agilidade e preço competitivo, e que busca oportunidades para geração de uma renda extra. São regiões com grande presença de motocicletas sendo usadas não só para entregas, mas como meio de transporte. Não que não exista nas demais regiões do país, mas é algo que aqui parece ainda mais presente. Isso faz dessas regiões um mercado de potencial enorme. Ter uma base forte aqui é, para a Picap, algo fundamental na nossa estratégia.

P- O que diferencia a Picap para os demais aplicativos de transporte de passageiros?

Diogo – Olhando para o passageiro, trazemos uma solução segura que dribla o trânsito, reduzindo os tempos de deslocamento em até 50% e com preços até 30% mais competitivos que demais alternativas. Olhando para o motociclista, a oportunidade de geração de renda é grande, ainda mais nesse momento inicial em que não cobramos comissão e o valor integral da viagem fica com ele. Olhando para a cidade e os não usuários, a Picap contribui para diminuir a poluição, descongestionar as vias e, com isso, aumentar a qualidade de vida inclusive de quem não usa o aplicativo. Acreditamos muito no potencial de impacto positivo em todas essas esferas.

P – As motos podem ser uma solução ao trânsito pesado?

Diogo – Enquanto modal de transporte de passageiros, pode contribuir muito para essa questão. Uma motocicleta ocupa muito menos espaço no viário do que um carro, com um consumo menor de combustível. É um grande desafio, que passa também pela integração com outros modais e com o transporte público. E as motocicletas fazem parte desse sistema, podendo contribuir para os usuários mas também para os não usuários, reduzindo a presença de carros nas ruas e até ajudando indiretamente a tornar o transporte público mais eficiente, confortável e humano.

P – A empresa pretende manter 100% do valor da corrida com os motociclistas até quando?

Diogo – Não temos um prazo definido para isso, nossa visão é mais de longo prazo. Estamos priorizando amadurecer o mercado, crescer nossa base e conseguir trazer nossa plataforma para cada vez mais pessoas. O lucro virá como consequência desse amadurecimento. Em algum momento vamos cobrar um percentual, mas adianto que será algo ainda bem mais favorável do que os demais aplicativos oferecem, como já aconteceu em outros mercados que atuamos na América Latina.

Fonte: Ascom

The post Aplicativo de motos aposta no Norte e Nordeste como base de crescimento appeared first on GANDUZÃO - Do jeito que o povo gosta. Notícias em tempo real.

]]>
https://ganduzao.com.br/aplicativo-de-motos-aposta-no-norte-e-nordeste-como-base-de-crescimento.html/feed 0 40656
Bahia tem nove suspeitas de coronavírus em análise, diz Sesab https://ganduzao.com.br/bahia-tem-nove-suspeitas-de-coronavirus-em-analise-diz-sesab.html https://ganduzao.com.br/bahia-tem-nove-suspeitas-de-coronavirus-em-analise-diz-sesab.html#respond Fri, 28 Feb 2020 01:08:07 +0000 https://ganduzao.com.br/?p=40653 Sete casos suspeitos foram registrados só hoje; outros dez já foram descartados. A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) analisa nove suspeitas do novo coronavírus, o covid-19, em Salvador e outros municípios do estado. Por meio de nota, a Sesab afirma que a capital, Feira de Santana e Porto Seguro registraram sete casos ...

The post Bahia tem nove suspeitas de coronavírus em análise, diz Sesab appeared first on GANDUZÃO - Do jeito que o povo gosta. Notícias em tempo real.

]]>

Sete casos suspeitos foram registrados só hoje; outros dez já foram descartados.

Bahia-tem-nove-suspeitas-de-coronav%C3%ADrus-em-an%C3%A1lise-diz-Sesab Bahia tem nove suspeitas de coronavírus em análise, diz Sesab

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) analisa nove suspeitas do novo coronavírus, o covid-19, em Salvador e outros municípios do estado. Por meio de nota, a Sesab afirma que a capital, Feira de Santana e Porto Seguro registraram sete casos só nesta quinta-feira (27).

As informações dão conta de que, de janeiro até hoje, a Bahia havia registrado o total de 12 casos suspeitos. Em Salvador, Jequié, Tucano, Itabuna, Jacaraci e Camaçari. Destes, no entanto, dez já foram descartados – seis por “não se enquadrarem nos critérios” do Ministério da Saúde e quatro após exames laboratoriais. Da conta, dois seguem em análise.

Nesta quinta, contudo, após sete novos registros – sendo cinco deles em Salvador, um em Porto Seguro e outro em Feira de Santana -, a conta indica nove casos sob o acompanhamento do órgão. No documento, a Sesab alerta para o fato de que “o paciente com diagnóstico positivo para o novo coronavírus pode cursar grau leve, moderado ou grave”.

“Destes cinco casos registrados em Salvador, dois deram entrada no HGE, no entanto, preliminarmente estão sendo descartados por não se enquadrarem nos critérios clínicos epidemiológicos. Os demais casos estão sendo investigados pelos órgãos municipais e estadual de vigilância. A Sesab acrescenta que o caso divulgado como suspeito pelo Ministério da Saúde será retificado”, esclarece o informe.

Veja íntegra da nota

Nota informativa: Coronavírus
De janeiro até meio-dia desta quinta-feira (27), a Bahia registrou doze casos notificados com suspeita clínica de infecção pelo novo coronavírus (Camaçari, Jequié, Tucano, Itabuna, Jacaraci, Salvador). Destes, seis já foram excluídos por não se enquadrarem nos critérios do Ministério da Saúde, quatro foram descartados laboratorialmente e outros dois estão em análise.

Estes números são atualizados diariamente ao meio-dia, o que significa que cinco casos de Salvador, um de Feira de Santana e um de Porto Seguro ocorreram posteriormente ao fechamento do banco de dados na data de hoje. Destes cinco casos registrados em Salvador, dois deram entrada no HGE, no entanto, preliminarmente estão sendo descartados por não se enquadrarem nos critérios clínicos epidemiológicos. Os demais casos estão sendo investigados pelos órgãos municipais e estadual de vigilância.

A Secretaria da Saúde do Estado ainda destaca que o caso divulgado como suspeito pelo Ministério da Saúde será retificado. O caso já foi descartado.

É importante pontuar que o paciente com diagnóstico positivo para o novo coronavírus pode cursar com grau leve, moderado ou grave. A depender da situação clínica, pode ser atendido em unidades primárias de atenção básica, unidades secundárias ou precisar de internação. Mesmo definindo unidades de referência, não significa que ele só pode ser atendido em hospital.

Os casos graves devem ser encaminhados a um Hospital de Referência para isolamento e tratamento. Os casos leves devem ser acompanhados pela Atenção Primária em Saúde (APS) e instituídas medidas de precaução domiciliar.

O diagnóstico do coronavírus é feito com a coleta de materiais respiratórios (aspiração de vias aéreas ou indução de escarro). Na suspeita de coronavírus, é necessária a coleta de duas amostras, que serão encaminhadas com urgência para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). Uma das amostras será enviada para a Fiocruz Rio de Janeiro.

Para confirmar a doença, é necessário realizar exames de biologia molecular que detecte o genoma viral. O diagnóstico do coronavírus é feito com a coleta de amostra, que está indicada sempre que ocorrer a identificação de caso suspeito.

A fim de ampliar as medidas de prevenção contra infecções virais como Coronavírus, H1N1, H3N2 e Influenza B, o secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, vem se reunindo com segmentos empresariais e da sociedade civil para sensibilizar sobre a importância da higiene regular das mãos e ratificar a necessidade de cumprimento da Legislação Estadual nº 13.706/2017, que determina a disponibilização de dispensadores de álcool gel por parte de estabelecimentos comerciais que prestam serviços diretamente à população.

Ascom Sesab

The post Bahia tem nove suspeitas de coronavírus em análise, diz Sesab appeared first on GANDUZÃO - Do jeito que o povo gosta. Notícias em tempo real.

]]>
https://ganduzao.com.br/bahia-tem-nove-suspeitas-de-coronavirus-em-analise-diz-sesab.html/feed 0 40653
Testemunhas de ação trabalhista são presas após mentir em juízo https://ganduzao.com.br/testemunhas-de-acao-trabalhista-sao-presas-apos-mentir-em-juizo.html https://ganduzao.com.br/testemunhas-de-acao-trabalhista-sao-presas-apos-mentir-em-juizo.html#respond Thu, 27 Feb 2020 12:01:03 +0000 https://ganduzao.com.br/?p=40650 Juiz Marlos Augusto Melek, usou uma das medidas mais rigorosas impostas após alteração da reforma trabalhista. Marlos Augusto Melek, juiz federal do Trabalho, autor da decisão contra as testemunhas   (Reprodução) O juiz Marlos Augusto Melek, um dos redatores da reforma trabalhista, mandou prender duas testemunhas em flagrante por mentirem durante audiência nesta semana na Justiça ...

The post Testemunhas de ação trabalhista são presas após mentir em juízo appeared first on GANDUZÃO - Do jeito que o povo gosta. Notícias em tempo real.

]]>

Juiz Marlos Augusto Melek, usou uma das medidas mais rigorosas impostas após alteração da reforma trabalhista.

Testemunhas-de-a%C3%A7%C3%A3o-trabalhista-s%C3%A3o-presas-ap%C3%B3s-mentir-em-ju%C3%ADzo Testemunhas de ação trabalhista são presas após mentir em juízo
Marlos Augusto Melek, juiz federal do Trabalho, autor da decisão contra as testemunhas   (Reprodução)

O juiz Marlos Augusto Melek, um dos redatores da reforma trabalhista, mandou prender duas testemunhas em flagrante por mentirem durante audiência nesta semana na Justiça do Trabalho de Campo Largo, região metropolitana de Curitiba, no Paraná.

O falso relato dado pelas testemunhas foi descoberto pelo magistrado no fim da audiência, quando uma gravação anexada aos autos separadamente foi apresentada pelos autores, comprovando o pagamento dos valores negados anteriormente. Determinada a prisão, a audiência foi interrompida até a chegada dos policiais que conduziram os mentirosos à Polícia Federal.

As duas testemunhas ainda terão que pagar uma multa à empresa no valor de R$ 5 mil em favor do autor da reclamatória em questão.

Procurada pela Tribuna do Paraná, a empresa envolvida no processo declarou, por meio de seu advogado, que não vai se pronunciar sobre o caso e que a questão voltará a ser discutida apenas no âmbito do processo.

A decisão foi uma amostra da mudança de pensamento da Justiça após as alterações da reforma trabalhista. Até julho do ano passado era assim que muita gente enxergava a Justiça do Trabalho como uma grande, onde valia tudo em audiência, mentir, omitir informações, e até inventar histórias.

Porém, depois da entrada em vigor do texto que reformou a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), os juízes têm pesado a mão nos “espertinhos” de plantão. A Reforma Trabalhista impôs mais rigor nestes casos de testemunho trabalhista a partir da criação de um novo artigo – o 793 – que determina àquele que litigar de má-fé a responsabilidade de arcar com perdas e danos (multa) no processo. Em alguns casos mais graves, nos quais a mentira venha a prejudicar muito a outra parte, pode até ser determinada a prisão.

Em fevereiro, Delano de Barros Guaicurus, magistrado da 33ª Vara Trabalhista do Rio de Janeiro, condenou um trabalhador que agiu comprovadamente de má-fé ao pagamento de 15% do valor da causa, depois que teve conhecimento de uma mensagem de celular na qual o funcionário acertava valores a serem passados para uma testemunha em seu favor. Já em Caieiras, interior de São Paulo, uma testemunha teve de pagar mais de R$ 12 mil (5% do valor da causa) à parte autora por ter mentido em depoimento.

Para esclarecer algumas dúvidas a respeito das sanções para quem der falso testemunho, a Tribuna do Paraná conversou com o juiz Marlos Augusto Melek, que explicou como a Justiça do Trabalho  passa a encarar esse tipo de conduta. 

O juiz Marlos Augusto Melek conta que as maiores mentiras contadas nos tribunais são as clássicas. “Sempre referentes às horas extras e jornada de trabalho. De um lado os trabalhadores dizem que trabalharam por mais tempo, ou que não usufruíram de descanso, por exemplo. De outro, os empregadores costumam contornar os pagamentos feitos “por fora”, como comissões”, explicou.

Melek ainda diz que ninguém é obrigado a produzir provas contra si. “A lei não autoriza ninguém a mentir em juízo. O Código de Processo Civil determina que não apenas as partes, mas todos procedam com lealdade e boa fé na justiça, estando proibidas de alterar a veracidade dos fatos sob risco de violação do princípio da boa fé. Ou seja, se você não quer falar, fique em silêncio, mas não minta”, alertou. 

A pessoa presa por mentir em juízo passam por todos os procedimentos padrões de uma prisão em flagrante comum. Terá que juntar certidões provando que é réu primário, que não deve à justiça em outras áreas e somente um desembargador poderá dizer se cabe Habeas Corpus ou liberdade provisória. De qualquer forma, ninguém está livre do rigor nem do constrangimento.

The post Testemunhas de ação trabalhista são presas após mentir em juízo appeared first on GANDUZÃO - Do jeito que o povo gosta. Notícias em tempo real.

]]>
https://ganduzao.com.br/testemunhas-de-acao-trabalhista-sao-presas-apos-mentir-em-juizo.html/feed 0 40650
Coronavírus: Comitê dos Jogos Olímpicos prepara medidas https://ganduzao.com.br/coronavirus-comite-dos-jogos-olimpicos-prepara-medidas.html https://ganduzao.com.br/coronavirus-comite-dos-jogos-olimpicos-prepara-medidas.html#respond Thu, 27 Feb 2020 10:22:09 +0000 https://ganduzao.com.br/?p=40647 A suspensão ou o adiamento dos eventos não é discutida O comitê organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio informou  que não deu início a nenhuma discussão a respeito de suspender ou adiar a realização dos eventos devido ao surto do novo coronavírus. Nessa quarta-feira (26), Toshiro Muto, diretor-geral do comitê, afirmou à imprensa ...

The post Coronavírus: Comitê dos Jogos Olímpicos prepara medidas appeared first on GANDUZÃO - Do jeito que o povo gosta. Notícias em tempo real.

]]>

A suspensão ou o adiamento dos eventos não é discutida

Coronav%C3%ADrus-Comit%C3%AA-dos-Jogos-Ol%C3%ADmpicos-prepara-medidas Coronavírus: Comitê dos Jogos Olímpicos prepara medidas

O comitê organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio informou  que não deu início a nenhuma discussão a respeito de suspender ou adiar a realização dos eventos devido ao surto do novo coronavírus.

Nessa quarta-feira (26), Toshiro Muto, diretor-geral do comitê, afirmou à imprensa em Tóquio que a primeira medida será a preparação de um ambiente seguro para a realização dos jogos. A declaração foi dada no mesmo dia em que o governo pediu que grandes aglomerações fossem canceladas ou realizadas em menor escala, incluindo eventos esportivos e culturais, por cerca de duas semanas.

Muto afirmou que o comitê vai decidir se realizará ou não os eventos pré-olímpicos programados, após analisar a sua necessidade para os jogos.

Acrescentou que o comitê já definiu diretrizes para que, quando os eventos forem realizados, os participantes saibam que medidas preventivas devem tomar, como por exemplo, lavar as mãos. Produtos desinfetantes serão oferecidos e qualquer pessoa que apresente sintomas tais como febre ou tosse, e ela será aconselhada a não participar dos eventos.

O revezamento da tocha olímpica está marcado para começar no dia 26 de março. A expectativa é de que o evento atraia grande número de espectadores. Muto afirmou que o comitê vai discutir a realização do evento em menor escala, e que deve também implementar medidas para permitir que a passagem da tocha aconteça, ao mesmo tempo em que se tenta conter a disseminação do vírus.

*Emissora pública de televisão do Japão

The post Coronavírus: Comitê dos Jogos Olímpicos prepara medidas appeared first on GANDUZÃO - Do jeito que o povo gosta. Notícias em tempo real.

]]>
https://ganduzao.com.br/coronavirus-comite-dos-jogos-olimpicos-prepara-medidas.html/feed 0 40647
Coronavírus tem um caso confirmado no Brasil e 20 em investigação https://ganduzao.com.br/coronavirus-tem-um-caso-confirmado-no-brasil-e-20-em-investigacao.html https://ganduzao.com.br/coronavirus-tem-um-caso-confirmado-no-brasil-e-20-em-investigacao.html#respond Thu, 27 Feb 2020 10:12:33 +0000 https://ganduzao.com.br/?p=40644 Nesta quarta-feira (26), o Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso de coronavírus no país. Outros 20 casos suspeitos da doença estão em investigação nos seguintes estados: Paraíba (um caso), Pernambuco (um), Espírito Santo (um), Minas Gerais (dois), Rio de Janeiro (dois), São Paulo (11) e Santa Catarina (dois). A maior parte dos casos suspeitos ...

The post Coronavírus tem um caso confirmado no Brasil e 20 em investigação appeared first on GANDUZÃO - Do jeito que o povo gosta. Notícias em tempo real.

]]>

Coronav%C3%ADrus-tem-um-caso-confirmado-no-Brasil-e-20-em-investiga%C3%A7%C3%A3o Coronavírus tem um caso confirmado no Brasil e 20 em investigação

Nesta quarta-feira (26), o Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso de coronavírus no país. Outros 20 casos suspeitos da doença estão em investigação nos seguintes estados: Paraíba (um caso), Pernambuco (um), Espírito Santo (um), Minas Gerais (dois), Rio de Janeiro (dois), São Paulo (11) e Santa Catarina (dois). A maior parte dos casos suspeitos tem histórico de viagem para a Itália (12), seguido da Alemanha (dois), Tailândia (dois), China (um), França (um) e contato com o paciente confirmado (um) ou com algum paciente considerado suspeito (um).

O primeiro caso da infecção no Brasil é um homem, de 61 anos, residente em São Paulo, com histórico de viagem para a Itália. De acordo com o Ministério, ele está bem e em isolamento domiciliar até que os sintomas desapareçam. O paciente viajou para a Itália entre 9 e 20 de fevereiro. Retornou ao Brasil no dia 21 de fevereiro a partir de um voo proveniente de Paris, na França. Os sintomas (febre, coriza, tosse e dor de garganta) apareçam no último domingo (23) e procurou o hospital na segunda-feira (24). Na terça-feira (25) a infecção por coronavírus foi detectada pelo Hospital Albert Einstein em São Paulo, local procurado pelo paciente e confirmada pelo Instituto Adolfo Lutz.

A recomendação é que cuidadores e trabalhadores de saúde monitorem o aparecimento dos sintomas por 14 dias. Outros 30 familiares que também tiveram contato com o paciente e os passageiros do avião também estão sendo monitorados.

Atualmente, pessoas provenientes de 16 países (Alemanha, Austrália, Emirados Árabes, Filipinas, França, Irã, Itália, Malásia, Japão, Singapura, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Tailândia, Vietnã, Camboja e China) e que apresentem sintomas compatíveis com a infecção por SARS-CoV2 são consideradas suspeitas. Por isso José Henrique Germann Ferreira, Secretário de Saúde do Estado de São Paulo, acredita que haverá um aumento no número de pessoas consideradas suspeitas.

Fonte: Veja

The post Coronavírus tem um caso confirmado no Brasil e 20 em investigação appeared first on GANDUZÃO - Do jeito que o povo gosta. Notícias em tempo real.

]]>
https://ganduzao.com.br/coronavirus-tem-um-caso-confirmado-no-brasil-e-20-em-investigacao.html/feed 0 40644
Itabuna: Prefeito Fernando Gomes confirma ida para o PTC https://ganduzao.com.br/itabuna-prefeito-fernando-gomes-confirma-ida-para-o-ptc.html https://ganduzao.com.br/itabuna-prefeito-fernando-gomes-confirma-ida-para-o-ptc.html#respond Thu, 27 Feb 2020 09:57:03 +0000 https://ganduzao.com.br/?p=40639 O Prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, definiu seu novo partido. Após inúmeras avaliações, ele vai se filiar ao PTC – Partido Trabalhista Cristão. Seu número eleitoral é o 36 e obteve registro definitivo em 22 de fevereiro de 1990. O partido tem dois vereadores (Alex da Oficina e Zico) que já fazem parte da base ...

The post Itabuna: Prefeito Fernando Gomes confirma ida para o PTC appeared first on GANDUZÃO - Do jeito que o povo gosta. Notícias em tempo real.

]]>

PTC-%C3%A9-o-novo-partido-de-Fernando-Gomes-1 Itabuna: Prefeito Fernando Gomes confirma ida para o PTC

O Prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, definiu seu novo partido. Após inúmeras avaliações, ele vai se filiar ao PTC – Partido Trabalhista Cristão. Seu número eleitoral é o 36 e obteve registro definitivo em 22 de fevereiro de 1990.

O partido tem dois vereadores (Alex da Oficina e Zico) que já fazem parte da base de sustentação ao governo Municipal. Já o Secretário de Administração da Prefeitura de Itabuna, Son Gomes, sobrinho de Fernando, se filia ao Republicanos neste sábado (29). Son fará parte da chapa majoritária que disputará as eleições em outubro.

Fonte: jornalsportnews

The post Itabuna: Prefeito Fernando Gomes confirma ida para o PTC appeared first on GANDUZÃO - Do jeito que o povo gosta. Notícias em tempo real.

]]>
https://ganduzao.com.br/itabuna-prefeito-fernando-gomes-confirma-ida-para-o-ptc.html/feed 0 40639
Fies: candidatos já podem acessar resultados https://ganduzao.com.br/fies-candidatos-ja-podem-acessar-resultados.html https://ganduzao.com.br/fies-candidatos-ja-podem-acessar-resultados.html#respond Thu, 27 Feb 2020 09:34:28 +0000 https://ganduzao.com.br/?p=40637 O programa oferece 70 mil vagas para financiamento universitário O resultado da seleção do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e do Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies) para o primeiro semestre de 2020 já está disponível. A lista de pré-selecionados da chamada única pode ser consultada no site do programa ou nas instituições de ensino participantes. Na modalidade ...

The post Fies: candidatos já podem acessar resultados appeared first on GANDUZÃO - Do jeito que o povo gosta. Notícias em tempo real.

]]>

O programa oferece 70 mil vagas para financiamento universitário

Prazo-para-renova%C3%A7%C3%A3o-de-contratos-do-Fies-%C3%A9-prorrogado-para-30-de-novembro-e1511525993635 Fies: candidatos já podem acessar resultados

O resultado da seleção do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e do Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies) para o primeiro semestre de 2020 já está disponível. A lista de pré-selecionados da chamada única pode ser consultada no site do programa ou nas instituições de ensino participantes.

Na modalidade Fies, o estudante deve complementar a inscrição pelo site do programa no período de 27 de fevereiro a 2 de março. Já os pré-selecionados na modalidade P-Fies deverão comparecer à instituição de ensino para validação das informações de sua inscrição e contratação do financiamento.

Os estudantes não pré-selecionados na modalidade Fies foram automaticamente incluídos na lista de espera e devem acompanhar sua eventual pré-seleção entre 28 de fevereiro e 31 de março de 2019, na página do Fies. Na modalidade P-Fies não existe a etapa de lista de espera.

Neste semestre, o programa vai oferecer 70 mil vagas para financiamento estudantil em instituições privadas de ensino superior. Ele está dividido em duas modalidades: o Fies a juros zero para quem tem renda familiar de até três salários mínimos por pessoa e o P-Fies para aqueles com renda familiar per capita de até cinco salários mínimos, com juros que variam de acordo com o banco e a instituição de ensino. Essa última modalidade funciona com recursos dos fundos constitucionais e dos bancos privados participantes. 

2020_infografico_fies Fies: candidatos já podem acessar resultados

Mudanças no financiamento

Em dezembro de 2019, o comitê gestor do Fies fez mudanças no programa que só valerão a partir do segundo semestre deste ano. 

Uma das alterações é a possibilidade de cobrança judicial de contratos firmados até o segundo semestre de 2017 com dívida mínima de R$ 10 mil. O ajuizamento deverá ser feito após 360 dias de inadimplência na fase de amortização, ou seja, do pagamento em parcelas dos débitos. 

Hoje a cobrança de quaisquer valores é feita no âmbito administrativo. Pela resolução aprovada, só continua a se enquadrar nesse campo quem tiver dívida menor que R$ 10 mil. O devedor e os fiadores poderão ser acionados. 

Para o P-Fies, o comitê definiu independência em relação ao Fies, para, segundo o Ministério da Educação (MEC), “dinamizar a concessão do financiamento nessa modalidade”. Não haverá exigência do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como pré-requisito (hoje, é idêntico ao do Fies) e nem será imposto limite máximo de renda (atualmente, é para alunos com renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos). Também será possível contratar o P-Fies durante todo o ano. 

As mudanças também atingiram o uso da nota do Enem como forma de ingresso no Fies. Hoje é preciso ter nota média mínima de 450 pontos e apenas não zerar a redação para pleitear o financiamento. O comitê estabeleceu uma nota de corte também para a parte discursiva – 400 pontos -, que está abaixo da nota média nacional, de 522,8. Essas mudanças valem a partir de 2021. 

A nota do Enem também servirá para limitar transferências de cursos em instituições de ensino superior para alunos que possuem financiamento do Fies. Será necessário ter obtido, no Enem, resultado igual ou superior à nota de corte do curso de destino desejado. 

O comitê ainda aprovou o plano trienal 2020 a 2022 para o Fies. Nele, as vagas poderão cair de 100 mil em 2020 para 54 mil em 2021 e 2022, caso não haja alteração nos parâmetros econômicos atuais. Mas esses valores serão revistos a cada ano, podendo voltar a 100 mil vagas caso haja alteração nessas variáveis ou aportes do MEC.

Fonte: Agência Brasil

The post Fies: candidatos já podem acessar resultados appeared first on GANDUZÃO - Do jeito que o povo gosta. Notícias em tempo real.

]]>
https://ganduzao.com.br/fies-candidatos-ja-podem-acessar-resultados.html/feed 0 40637
Fundação Bradesco abre inscrições para 90 cursos gratuitos online nas áreas https://ganduzao.com.br/fundacao-bradesco-abre-inscricoes-para-90-cursos-gratuitos-online-nas-areas.html https://ganduzao.com.br/fundacao-bradesco-abre-inscricoes-para-90-cursos-gratuitos-online-nas-areas.html#respond Thu, 27 Feb 2020 09:13:22 +0000 https://ganduzao.com.br/?p=40633 Nunca é tarde demais para começar a estudar, ainda mais se as aulas forem totalmente gratuitas e melhorarem o seu currículo, não é mesmo? Pensando nisso, a Fundação Bradesco criou a “Escola Virtual”, que oferece dezenas de cursos totalmente gratuitos na modalidade a distância com direito a certificado. Como se inscrever Preenche a todos os ...

The post Fundação Bradesco abre inscrições para 90 cursos gratuitos online nas áreas appeared first on GANDUZÃO - Do jeito que o povo gosta. Notícias em tempo real.

]]>

Funda%C3%A7%C3%A3o-Bradesco-abre-inscri%C3%A7%C3%B5es-para-90-cursos-gratuitos-online-nas-%C3%A1reas Fundação Bradesco abre inscrições para 90 cursos gratuitos online nas áreas

Nunca é tarde demais para começar a estudar, ainda mais se as aulas forem totalmente gratuitas e melhorarem o seu currículo, não é mesmo? Pensando nisso, a Fundação Bradesco criou a “Escola Virtual”, que oferece dezenas de cursos totalmente gratuitos na modalidade a distância com direito a certificado.

Como se inscrever

Preenche a todos os requisitos? Então, agora é só fazer o cadastro pelo site https://www.ev.org.br/Cursos e matricular-se nos cursos de sua preferência. Que tipo de certificado a Escola Virtual oferece? Se o aluno alcançar, no mínimo, 70% de aproveitamento do curso escolhido, a Escola Virtual oferece um certificado de conclusão autenticado.

Apesar de levar o nome da Fundação Bradesco, não é necessário ter conta no banco para se matricular em algum curso. Os únicos requisitos são:

  • Ter no mínimo 14 anos;
  • Ter CPF;
  • Ter uma conta de email válida.

Apesar de oferecer esse documento, é importante saber que o próprio aluno é responsável pela sua impressão. Após o término dos módulos, o aluno deve acessar o link de histórico, clicar no nome do curso com o status que esteja aprovado e clicar no botão “Imprimir Certificado”

The post Fundação Bradesco abre inscrições para 90 cursos gratuitos online nas áreas appeared first on GANDUZÃO - Do jeito que o povo gosta. Notícias em tempo real.

]]>
https://ganduzao.com.br/fundacao-bradesco-abre-inscricoes-para-90-cursos-gratuitos-online-nas-areas.html/feed 0 40633
Folia de Porto Seguro teve Saulo, Daniela, Tatau e mais de 50 bloquinhos https://ganduzao.com.br/folia-de-porto-seguro-teve-saulo-daniela-tatau-e-mais-de-50-bloquinhos.html https://ganduzao.com.br/folia-de-porto-seguro-teve-saulo-daniela-tatau-e-mais-de-50-bloquinhos.html#respond Thu, 27 Feb 2020 08:56:18 +0000 https://ganduzao.com.br/?p=40630 Além dos mais de 50 bloquinhos culturais, o Carnaval de Porto Seguro, no Sul do estado, contou com as apresentações de nomes como Carlinhos Brown, Daniela Mercury, Saulo, Tatau, Cheiro de Amor e Pierre Onasis. De 22 até segunda (22) os foliões se esbaldaram na folia, promovida pela prefeitura da cidade. Quem esteve na Passarela ...

The post Folia de Porto Seguro teve Saulo, Daniela, Tatau e mais de 50 bloquinhos appeared first on GANDUZÃO - Do jeito que o povo gosta. Notícias em tempo real.

]]>

Folia-de-Porto-Seguro-teve-Saulo-Daniela-Tatau-e-mais-de-50-bloquinhos Folia de Porto Seguro teve Saulo, Daniela, Tatau e mais de 50 bloquinhos

Além dos mais de 50 bloquinhos culturais, o Carnaval de Porto Seguro, no Sul do estado, contou com as apresentações de nomes como Carlinhos Brown, Daniela Mercury, Saulo, Tatau, Cheiro de Amor e Pierre Onasis. De 22 até segunda (22) os foliões se esbaldaram na folia, promovida pela prefeitura da cidade.

Quem esteve na Passarela do Descobrimento pôde ainda aprovetar a diversidade de ritmos. As irmãs Mayara & Maraísa, além de Tayrone Cigano, levaram hits românticos e muito arrocha à festa.

Prefeita de Porto, Cláudia Oliveira afirma que acompanhou cada detalhe de perto e comemorou o sucesso da festa, que repetiu a fórmula do ano passado e começou mais cedo, às 16h.

“O que vimos nas ruas foram as famílias, as crianças brincando, tudo num clima de muita alegria e segurança”, disse.
As bandas locais e mais de 50 blocos culturais também deram o tom no Carnaval de Porto Seguro, que segue como um dos mais animados e procurados do Brasil.

The post Folia de Porto Seguro teve Saulo, Daniela, Tatau e mais de 50 bloquinhos appeared first on GANDUZÃO - Do jeito que o povo gosta. Notícias em tempo real.

]]>
https://ganduzao.com.br/folia-de-porto-seguro-teve-saulo-daniela-tatau-e-mais-de-50-bloquinhos.html/feed 0 40630
245 pessoas são diagnosticadas com HIV e 185 com sífilis https://ganduzao.com.br/245-pessoas-sao-diagnosticadas-com-hiv-e-185-com-sifilis.html https://ganduzao.com.br/245-pessoas-sao-diagnosticadas-com-hiv-e-185-com-sifilis.html#respond Thu, 27 Feb 2020 08:47:52 +0000 https://ganduzao.com.br/?p=40627 Projeto ‘Fique Sabendo’ apontou redução nos casos positivos de doenças sexualmente transmissíveis. O projeto ‘Fique Sabendo’, promovido pela Secretaria Municipal da Saúde de Salvador, apontou uma redução nos casos positivos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), durante os seis dias oficiais do Carnaval, se comparado com 2019. Este ano, 245 pessoas foram diagnosticadas com HIV (43), ...

The post 245 pessoas são diagnosticadas com HIV e 185 com sífilis appeared first on GANDUZÃO - Do jeito que o povo gosta. Notícias em tempo real.

]]>

Projeto ‘Fique Sabendo’ apontou redução nos casos positivos de doenças sexualmente transmissíveis.

245-pessoas-s%C3%A3o-diagnosticadas-com-HIV-e-185-com-s%C3%ADfilis 245 pessoas são diagnosticadas com HIV e 185 com sífilis

O projeto ‘Fique Sabendo’, promovido pela Secretaria Municipal da Saúde de Salvador, apontou uma redução nos casos positivos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), durante os seis dias oficiais do Carnaval, se comparado com 2019.

Este ano, 245 pessoas foram diagnosticadas com HIV (43), sífilis (187), além das hepatites B e C (15). Na folia do ano passado, foram 249 pacientes reagentes para uma das IST’s.

No entanto, as ocorrências de HIV tiveram um aumento expressivo em relação ao ano passado: foram 43 indivíduos em 2020, quase o dobro dos pacientes do ano passado, quando 26 pessoas tiveram o diagnóstico positivo.

Já a sífilis quebrou uma sequência de três anos com o número de casos estáveis e obteve uma redução de 9%, com 187 testes positivos contra os 206 detectados em 2019.

O mesmo se aplica para as hepatites que reduziram em 50% o índice de infectados, no mesmo período. A procura nas unidades municipais elevou o nível este ano. Mais de 190 pessoas buscaram o serviço em relação ao último ano. No total, 1.716 foliões foram beneficiados com a testagem.

The post 245 pessoas são diagnosticadas com HIV e 185 com sífilis appeared first on GANDUZÃO - Do jeito que o povo gosta. Notícias em tempo real.

]]>
https://ganduzao.com.br/245-pessoas-sao-diagnosticadas-com-hiv-e-185-com-sifilis.html/feed 0 40627